terça-feira, 25 de março de 2014

Islas Ballestras, a Galápagos do Sul

As Islas Ballestras são conhecidas como as Ilhas Galápagos do sul. As Galápagos ficam a mil km da costa do Equador. As Ballestras ficam à 25 km da costa peruana. é um verdadeiro santuário ecológico composta de uma grande biodiversidade animal: são pelicanos, golfinhos, pinguins, mergulhões, leões marinhos e, dizem, baleias em algumas ocasiões. Essas eu não vi.

de tirar o fôlego
Como escrevi no post anterior denominado "Paracas", as agências de turismo te pegam por volta das 7h30 no hotel e te levam até o atracadouro de onde partem as lanchas, sempre com um guia falando em espanhol. Pagamos 40 PEN cada pessoa, incluindo o transfer hotel atracadouro - hotel.
malecón de onde saem as lanchas para Ballestras
Dica importante: para o passeio de lancha as Islas Ballestras é necessário, mesmo que o tempo esteja quente, um casaco impermeável pois as ilhas se localizam 25 km mar adentro e venta demais. Se tiver capuz melhor, senão leve um boné, protetor solar e, principalmente, não esqueça sua máquina fotográfica.


                

               

              
As lanchas são seguras e possuem
muitos coletes salva-vidas. Apenas fique sentado. As lanchas não aportam em terra nas ilhas, mas param várias vezes para você fotografar todos aqueles lindos animais e paisagens maravilhosas.

            
Prontos para o passeio
lancha nova, colete salva-vidas e guia
Ballestras significa arcos e as ilhas possuem diversos arcos encravados no mar. Na ida para as Ballestras você vai passar por mais um dos inúmeros mistérios do Peru: o Candelabro.O Candelabro é um (uma figura feita no chão organizada de sedimentos - pedra, cascalhos ou terra, que forma um desenho) em forma de tridente com uma altura aproximada de 150 metros situada em uma encosta. Descoberto à muitas décadas o Candelabro continua um mistério. alguns arqueólogos afirmam que é uma imagem feita para orientação marítima, outros dizem que era um sinal para piratas saqueadores, um sinal dos aliens....enfim o que importa é que ele está lá e é lindo de se ver.

O Candelabro
golfinhos na baía
milhares de pelicanos
os adoráveis leões marinhos dormindo de conchinha
os arcos das ilhas
os pinguins, moradores de algumas ilhas
santuário ecológico incrível
os donos do pedaço
um solitário
as cavernas nas ilhas
Os arcos
Família unida
os pássaros
pássaros maravilhosos
Para chegar a Islas Ballestras você pode ir de ônibus até Paracas desde Lima pela Cruz del Sur. O caminho é a rodovia Panamericana sur, são 254 km, cerca de 3h30. Em Paracas você pega uma lancha pela manhã até as Islas Ballestras (que ficam a 25 km da costa peruana, no oceano Pacífico). Você pode comprar seu pacote assim que descer no terminal rodoviário de Paracas ou em alguma agência localizadas geralmente no malecón (beira-mar) do vilarejo. Ou pela Mistery Peru que também oferece outros passeios como a Reserva Ecológicas de Paracas. você pagará bem mais caro pelo site e em dólares. Aconselho a fechar com algum agência assim que descer em Paracas. Já sua passagem de ônibus é bom garantir no site da Cruz del Sur, pois existem poucos horários de ônibus, principalmente de Paracas a Lima. O serviço dessa companhia é ótimo com ônibus de dois andares, bancos muito reclináveis, lanchinho, filmes. Existem outros empresas, mas em todas com sites pouco esclarecedores de como comprar, ou param somente na Panamericana Sur.


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário