sábado, 29 de março de 2014

Lima: o incrível museu Larco

Lima possui muitas opções de museus para os mais exigentes gostos: são museus arqueológicos, antropológicos, de história, do ouro, dos touros, da gastronomia, de arte moderna, arte pré-colombiana, contemporânea, naval, de artefatos, têxteis, moedas, minerais, de tortura, de eletricidade, do chocolate e de vestimentas. Todos eles mostram a riquíssima cultura e a vasta história peruana desde o período pré-inca. É impossível conhecer todos os museus em três dias. Nós escolhemos o Museu Rafael Larco Herrera, o MATE, do fotógrafo peruano Mario Testino e o Bodega y Quadra. No fim deste post tem uma relação com os museus, endereços, valor das entradas e link para os sites, que vão para ajudar você a escolher qual visitará na sua ida a Lima.

A melhor maneira de você chegar ao Museu Larco é de táxi. Pagamos 20 soles para ir de Miraflores até o museu que fica em Pueblo Libre, para os lados do aeroporto.

Dica preciosa: peça para o taxista (mas antes lembre-se de combinar o preço) para fazer o caminho pelo Circuíto de Playas. Assim você já ganha um passeio na faixa pelas encostas do Oceano Pacífico e vai apreciando a linda vista.

Endereço do Museu: Avenida Simon Bolívar,1515 - Pueblo Libre - Lima
Horários: aberto de segunda a domingo, das 9 às 22 hs.
Ingressos: 30 soles (R$ 24,70), meio caro como você pode ver. Estudante com carteirinha ISIC 15 soles.
Distância de Miraflores: 10 km, cerca de 20 minutos, dependendo do trâfego.

O Museu Rafael Larco Herrera é lindo, fica em um casarão de estilo espanhol maravilhoso, com muitas flores coloridas. Só os seus jardins e a fachada já fazem você amar o local. 
entrada do Museu Rafael Larco
As primaveras enfeitam toda área do museu
lugar mágico


fachada do Larco Museum

As salas iniciais possuem algumas pinturas da escola cusqueñas, obras do período colonial.
 

A sua coleção de arte pré-inca é maravilhosa, com painéis explicativos e vitrines bem organizadas por períodos. Expõe artefatos de cerâmica, téxteis jóias de ouro e prata lindas, artigos religiosos, e para cerimoniais e de sacrifício, além de múmias muito bem conservadas. Você sai do museu conhecendo todos povos que antecederam o glorioso império inca, entre eles os mochicas, os paracas e os nazcas.

colar inca
  
 

                 

                

                          
 


    No Museu Larco você pode visitar um depósito com outras 4.500 peças de cerâmicas, todas catalogadas.

Depois de ter visto todo esta parte do Museu faça uma pausa no lindo jardim do museu.
       
pausa para os pés

 


jardins lindos

 

as coloridas primaveras

Se você pensa que acabou está enganado. Agora vem a sala mais peculiar do museu, a Sala de Arte Erótica Pré-Colombiana. Freud colecionava esses objetos pré-incas que eram parte de seus estudos.



Se você fez a visita pela manhã e estiver com fome poderá almoçar no restaurante Museu Larco Café Restaurante. Os preços são meio salgados, mas vale a pena você pedir um drink e ficar admirando o jardim.






Na saída do museu tem uma uma tienda boutique com lindos e sofisticados artefatos peruanos, mas os preços são proibitivos.

O Museu Larco é lindo e considerado o número 1 do país. Não deixe de visitá-lo quando estiver em Lima. Conheça algumas de suas peças no Google Art Project.

Infelizmente outros museus terão que ficar para uma próxima visita a Lima. A relação abaixo encontra-se na ordem do ranking do Tripadvisor.

- Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera (Avenida Simon Bolívar,1515 - Pueblo Libre) aberto de      segunda a domingo, das 9 às 22hs. Ingressos: 30 soles, estudante com carteirinha ISIC 15 soles.
- Casa de Aliaga (Jirón de La Unión, 224 - Centro Histórico). 
Museo Pedro Osma (Pedro de osma, 423 - Barranco). Aberto de terça á domingo. Ingressos 20 soles, estudantes 10 soles.
Museo Amano (Calle Retiro, 160 - Miraflores). Aberto de segunda a sexta, com hora marcada. Ingresso como doação.
MATE - Asociación Mario Testino (Pedro de osma, 409 - Barranco ) Aberto de terça à domingo. Ingressos 14 soles, estudantes 5 soles.
Museo Andrés del Castillo (Jirón de la unión, 1030, San Martí). Aberto de quarta a segunda. Ingressos 10 soles, estudantes 5 soles.
- Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia del Peru (Plaza Bolívar, s/n - Pueblo Libre).  Aberto de segunda a domingo. 
- Museo del Oro (Allonso de Molina, 1100 - Monterico - Sucre). Aberto de segunda à domingo. Ingressos 33 soles ou R$ 27,00.
Museo de la Inquisición e do Congresso ( Av. Abancay, s/n - Centro histórico). Aberto todos os dias. Grátis.
 - Museo de Arte (Paseo Cólon, 125 - Parque de Exposições. Aberto de terça á domingo. Ingressos 12 soles e estudantes 6 soles.
Museo de Arte Italiano (Paseo de la República, 250 - Pueblo Libre). Aberto de segunda à sexta. Ingressos 3 soles.
Museo de La Nación (Avenida Javier Prado Este, 2466). Aberto de terça à domingo. 
- Museo de la Gastronomia (Av. Conde de Superunda - Centro Histórico)
- Museo Nacional de la Cultura Peruana (Avenida Alfonso Ugarte, 650). Aberto de terça à sexta. Ingresso 4 soles, estudasitiontes 2 soles.
- El Museo de  Y Bodega Quadra (Jirón Ancash, 213 - Centro Histórico)
Museo de Arte Contemporáneo (Av. Miguel Grau, 1511 - Barranco). Aberto de quarta a domingo. Ingressos 6 soles, estudantes 4 soles.
Museo Naval del Peru (José Galvez, 123 - Callao). Aberto de terça à domingo. Ingresso 3 soles.
- Museo Enrico Poli (Lord Cochrane, 466 - Miraflores). Aberto de segunda á sexta, com hora marcada.

Se não gostou de nenhum desses museus, Lima ainda tem o Museu do Automóvel, da Eletricidade e do Chocolate, dos Touros, dos Selos.

Em frente ao museu existe um ponto de táxi. O motorista queria cobras 25 soles para levar-nos até o Parque del Amor em Miraflores. Pechinchei mas ele ficou irredutível. Caminhei umas duas quadras pela Avenida Bolívar e peguei um táxi por 10 soles até Miraflores, ainda com direito ao passeio de retorno pelo Circuíto de Playas. Se você acha que o preço não é justo, ande um pouco que sempre uma buzina vai tocar para você.

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário