quinta-feira, 3 de abril de 2014

Ingressos para Machu Picchu: fuja da dor de cabeça


Sinceramente, essa é a pior parte da viagem. Tentei cinco vezes e em nenhuma consegui. Você compra os ingressos no site governamental http://www.machupicchu.gob.pe/

Você entra no menu no item Reservas - compra em línea.clique em lugar a visita Machu Picchu.
Clique em "selecione a rota", são quatro as opções:

- Ingresso para o parque de Machu Picchu,
- Ingressos para o Parque de Machu Picchu + museu,
- Ingressos para Machu Picchu + subida na Waynapicchu (horário das 7 às 8 hs),
- Ingressos para Machu Picchu + subida a Waynapicchu (horário das 10 às 11hs),


Selecione o "mês e dia" da sua visita ao parque de MP. Logo ao lado abrirá na página um box.

No lado esquerdo estará escrito numa caixinha "disponibilidad" e verá um número que pode ir até 2.500. Explico:

Para preservar este santuário a UNESCO determinou um número máximo de visitantes diários em Machu Picchu - 2.500 sortudos.

Então a primeira informação que você deverá prestar atenção é no número disponível de ingressos. Se estiver por volta dos 2 mil, beleza. Se estiver por volta do número 400, corra.
Não costuma esgotar se você planeja somente visitar o sítio arqueológico. Mas para quem quer subir a montanha de Waynapicchu deve comprar rapidamente pois somente dois grupos de 200 pessoas cada podem subir na montanha. O Primeiro sobe entre 7 e 8hs e o segundo grupo de mais 200 pessoas sobe entre 10 e 11 hs. Esses ingressos com a subida a Waynapicchu acabam logo.

Selecione a opção "adultos extranjeros". coloque a quantidade de ingressos que você deseja adquirir. Existe um número máximo. Cada ingresso custa 126 soles ou R$ 99,00 (para passear no sítio arqueológico, a primeira opção que relatei acima). Estudantes pagam meia entrada, mas não podem comprar pelo site de MP. É necessário comprar com uma agência de turismo.
Este é o passo 1.

Depois clique para o passo 2 na parte inferior do site. Aqui você colocará os seus "dados pessoais": nome, sobrenome (apellido), número do docuemento, sexo e país. Você irá para o passo seguinte, o 3, onde aparecerão seus dados. Confira se está tudo certo, coloque seu endereço, Clique no "aceitar as condições" e depois em "Generar Reservas".


Uma janela abrirá e nela estará um formulário do Ministério da Cultura escrito "Reserva de Espacios a Centro Arqueogeológicos". Neste formulário terá um número de reserva.

Este são os passos localizados no rodapé do site.

Com o número em mãos, clique naquela aba localizada acima "Pagos", coloque o código de reservas e clique em pagar. O site somente aceita somente o cartão Visa. É aqui que começam seus problemas. Eu já havia comprado as passagens aéreas dos voos internos, as passagens pela Peru Rail e tudo foi aceito porque meu cartão tinha o temido Verified by Visa. Tentei cinco vezes durantes algumas semanas. Todas sem sucesso. Não digo que é impossível, mas eu não consegui. Mas não se se desespere.


Eu, já estava desesperada fiquei imaginando que o ponto alto da minha viagem ficaria de fora. Fiquei lendo alguns blogs e em um deles um internauta indicou uma agência de turismo e uma pessoa em Cusco. Claro que existem milhares de agências de turismo e guias em Cusco, mas uma indicação sempre é bem-vinda. Resolvi escrever para ela e ela respondeu dois dias depois. No começo achei pouco caso não responder na hora, mas quando fui buscar os ingressos na agência em Cusco, nada mais é que uma salinha duas mesas, um telefone e um computador. E que apessoa também era guia turística e eles saem todas as tardes em excursões para os sítios perto de Cusco.




Enfim meus ingressos estavam lá em um envelope me esperando direitinho. ainda consegui comprar para meu filho a meia estudante (com carteirinha ISIC), no qual enviei cópia por e-mail antecipadamente e paguei ambos os tickets na hora da retirada.


Tudo funcionou direitinho. Paguei  o valor em dólares. Claro que eles te oferecem um mega pacote com visita ao Valle Sagrado e um monte de coisas que coloca o preço na estratosfera. É só você declinar e dizer que quer somente a entrada para Macchu Picchu.

O meu ingresso custou 138, 00 (somente 12 soles a mais que comprando no site do governo e do meu filho, estudante, 75 soles)


Dica Importante: a bilheteria da entrada do Parque NÃO vende os ingressos na hora, você precisa adquiri-lo antes, através do site www.machupicchu.gob.pe ou por alguma agência de turismo. Abaixo passo o nome da Agência Qorianka Tour Peru, o contato (Mariela Ochoa Chambi) e seu e-mail (qoriankatourperu@hotmail.com)  que fez tudo direitinho e sem dor de cabeça. A agência está próxima a Plaza de Armas.
Buenos dias señorita Vanderlea. Gracias por escribirno lineas abajo doy respuesta a su requerimiento.
por favor para las reservas de los ingresos necesito el carnet de estudiante escaneado.
y para el adulto necesito el nombre completo y numero de pasaporte y la edad.

un boleto para ingreso en Machu Pichu* - adulto       U$ 55.00 dolares. En Soles. 138.00 soles.
un boleto para ingreso en Machu Pichu* - Estudiante U$ 25.00 dolares. en  soles 75.00 soles.


Saludos.


Mariela Ochoa Chambi
Cusco
qoriankatoursperu@hotmail.com

Qorianka Tour Peru - Rua Suécia, 300-B, próximo a Plaza de Armas


O restante fiz eu mesma chegando em Cusco: comprar o boleto turístico para as atrações, marcar o city tour pela cidade e o passeio pelo Valle Sagrado fiz com um táxi com motorista indicado pelo hotel. ficou mais caro mas fiz o meu roteiro não o deles. Mas os ingressos valem a pena. Acima está o email da Mariela, da Qoriankatour. Valeu muito a pena pois o site do governo para compra de ingresos é péssimo.

Consulte outros sites e blogs com dicas para a compra dos ingressos, como: Dividindo a bagagem, o Sunday Cooks e o 360 Meridianos.

Deixo um mapinha para você se localizar onde fica a Calle Suécia no entorno da Plaza de Armas:



Boa sorte!

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário