sábado, 19 de abril de 2014

Para completar o city tour Tambomachay, Puka Pukara e Qenco

Até Sacsayhuamán, tudo vai bem, depois começa a chega umas 16h30 e os outros sítios arqueológicos são feitos na correria. e fôlego para acompanhar já que todos são um sobre e desce de trilhas e escadas até chegar lá. Nesses três último você inicia pelo mais distante. Todos se localizam na estrada que vai para Pisac, mas Psac é melhor deixar para outro dia.

Tambomachay

Tambomachay está localizada a 8 km de Cusco. A subida até onde é o sítio de Tambomachay dura 10 minutos. É bem cansativo pois é o local mais alto nos arredores de Cusco, mas é bem linda e pitoresca a paisagem. Diria que o caminho é até melhor que o próprio sítio.













É uma antiga ruínas onde uma nascente foi aproveitada para fontes que eram sagradas para os incas. São diversas plataformas, nichos e fontes que mostram que a água era venerada como uma força essencial da natureza. 










Puka Pukara

Muito próximo ao sítio anterior esta Puka Pukara. O nome deste sítio significa "vermelho forte" em quéchua. Puka Pukara é um "tambo" ou uma "parada para descanso". Este complexo tem salas, praças, caminhos, aquedutos e mirantes.








Qenco

Qenco é o último sítio arqueológico voltando para Cusco. Qenco quer dizer "huaca" ou "labirinto". É uma série de túneis e uma gruta contendo um altar que era usada para sacrifícios incas.








Este lugar conhecido como labirinto possui vários canais rochosos onde escorria sangue de llama ou "chicha" xarope de milho. durante cerimônias em honra ao sol, a lua e as estrelas.

Mas o melhor desse passeio veio com o anoitecer belíssimo nas colinas avançando sobre Cusco.




 


Lembrando que todos esses sítios o ingresso está incluso no post sobre o boleto turístico, ver no post sobre esse assunto. Após os sítios o ônibus ainda para em alguma lojinha de artesanato indígena no caminho.

Depois do dia exaustivo chegamos morrendo de fome. Escolhemos um restaurante café na Plaza Rogocijo., o Kushka Fe. Um café com vários tipo de prato e bem moderninho. 



um delicioso crepe com ensalada de avocato e chicha morada

 cerveza de coca

Descanso depois de uma tarde intensa


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário