sábado, 19 de abril de 2014

Sacsayhuamán, o sítio arqueológico mais próximo a Cusco


Sacsayhuamán (leia sexywoman) é um sítio arqueológico que tem a entrada inclusa no boleto turístico. Se Você foi de city tour este é o o segundo lugar visitado. 


Localizado apenas 2 km à nordeste de Cusco, Sacsayhuamán é um exemplo da impressionante arquitetura militar inca, pois é composta de três grandes terraços que estão dispostos em ziguezague. Construída na parte mais alta da cidade possui enormes muralhas de granito que hoje se estendem por 300 metros, com pedras de até 5 metros de altura.






Quando projetaram Cusco os incas exímios arquitetos, imaginaram a cidade na forma de um puma. Sacsayhuamán seria a cabeça e seus muros seus dentes e presas do felino que haveriam de defender sua cidade. E a colocaram no ponto mais alto para vigilância. Cusco era o corpo do animal e Koricancha sua cauda.




 A esplanada no centro da fortaleza, entre as muralhas era um centro cerimonial.para eventos religiosos ou militares.


Existiam três torres na fortaleza interligadas por passagens subterrâneas. Dizem que toda a população de Cusco poderia se abrigar em Sacsayhuamán, em caso de emergência.

 




Momentos de Magia em Sacsayhuamán












Dicas importantes: compre água nas entradas dos sítios porque você caminha muito e se o sol estiver muito quente não esqueça seu protetor solar e seu óculos de sol. Um boné também vai bem. Se não a maneira é improvisar.

Outra dica para você não caminhar a toa, ou ter que correr com medo de perder o ônibus do city tour, porque não prestei atenção nas explicações iniciais ou sei lá se finais do guia turístico é: o local de entrada onde estão as bilheterias que você vê no começo deste post NÃO é o lugar por onde você sairá e seu ônibus estará esperando. Assim, não volte o trajeto pois o ônibus estaciona no final do sítio, meio escondido que você não os vê, em um estacionamento improvisado. Assim, siga sempre o trajeto em linha reta e quando chegar ao final da fortaleza, desça e vire à esquerda. Será onde todos os ônibus estarão esperando os turistas. Poupe seu fôlego para o restante do sítio arqueológico.

Aberto das 7 às 18hs, diariamente.
Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário