sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vicuñas, guanácos, alpacas e llamas, primos mas diferentes.


Ao final do passeio nos levam a fábrica Sol Alpaca, uma das mais tradicionais empresas têxteis peruanas. O preço não era nada barato mais tinha algumas coisas em promoção. A qualidade dos produtos era outra daquelas que você compra em Cusco ou Machu Picchu. Claro que o city tour para apenas neste ponto para você conhecer o mini zoo de camelídeos e saber diferenciar  a qualidade das lãs na hora das suas comprinhas, que por alguma razão tem topamos com uma grande loja no final do passeio.

Mas os bichinhos são muito fofos e dá vontade de ficar com um deles.

Essa é a vicuña, a de pelo mais nobre e caro. Claro é a mais bonitinha e limpinha. Deve ser por isso que sua lã é caríssima. Se te oferecerem uma peça de vicuña por uma pechincha, desconfie, senão você passará por trouxa 



Esse é guanáco. Ele alcança até 1,24 de costas. Esse aí é um fofo cuspidor. Se ele correr atrás de você fuja pois ele adora cuspir, parece bonzinho masé bem dissimulado e mal-humorado. Seu pelo também é muito apreciado no mercado têxtil.





Essa peludinha é uma baby alpaca. As alpacas são muito peludas e fornecem uma ótima lã, menos fina que seus primos vicuña a guanáco. Ah para você não ficar com cara de trouxa como eu, quando te oferecerem um produto de lã e disserem que é baby alpaca, não foi os horrendos guerreiros que acabaram com a vida de um fofo bebê alpaca, recém separado de sua mamãe. Baby alpaca é o nome que se dá a primeira tosa da alpaca adulta. Ah, em Cusco comi um bifão de carne de alpaca e gostei.


Já as llamas são os primos pobres dos outros acima. Já domesticado há 4 mil anos pelo homem, os lhamas são os maiores parentes dos camelos. Usualmente vivem em grupos onde um macho dominante mantém cerca de 5 a 6 fêmeas e seus filhotes. 



Ao atingirem a idade reprodutiva, entre 2 e 3 anos de idade, os machos são expulsos do bando e vão formar grupos de jovens enquanto não formam seu próprio harém. 


Estes animais medem 2,50 metros de comprimento, podem viver cerca de 20 anos em média e são conhecidos por sua agressividade que desencadeia uma série de atitudes tais como manotadas, coices, mordidas e cuspes.
Apesar disto, são presas de animais como coiotes, pumas e claro, os humanos. É muito utilizado como animal de carga e por causa da carne e da lã.


 Bom, depois de ver animais tão fofinhas vocês devem estar pensando? Ela não teve coragem de passar na loja e comprar algum pelo desses lindos cuspidores. Bom tive sim, comprei uma manta masculina para meu marido, por sinal maravilhosa, segundo a vendedora de baby alpaca. Paguei 120 soles na promoção. Isto é, R$ 93,00. e nem era de vicuña. A sorte é que num pais tropical como o Brasil esses casacos e malhas esquentam muito e dificilmente usaríamos.

Mas se você quiser ir as compras a Sol Alpaca possui lojas em todo o Peru.


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário