domingo, 1 de junho de 2014

Tanta, Chicha e Crepissimo: ótimos lugares para comer em Arequipa

Arequipa possui ótimos restaurantes e a bom preços. Tem desde os badalados Chincha e Tanta do chef premiado e estreladíssimo peruano, que recriou a cozinha peruana e  tratado como um pop star no seu país até o bistrô francês (ao lado da Alliance Française) o Crepíssimo com um "menu del dia" excelente e quase de graça.

Tanta

Jantamos no primeiro dia no Tanta, já acabamos não indo em Lima e Cusco, aqui seria uma última oportunidade.



Primeiro que só a localização já era um privilégio. Estava a meia quadra do nosso hotel, localizado em um belíssimo casarão espanhol todo pintado de azulão, com jardim internoe uma linda fonte. O Chicha fica na frente, e como tinha fila de espera optamos pelo Tanta. O Tanta é uma classe mais baixa que o Chicha, mas nem por isso pense que a comida, o ambiente e a refeição ficam aquém do irmão mais estrelado. 

Como não estava muito frio, um malha resolve suas saídas à noite, resolvemos comer no pátio externo. Afinal era lindo. Dividimos uma entrada: um trio de queijo em fatias fininhas à milanesa, com batata doce chips (maravilhosa) e grandes, mas grandes mesmo grãos de milhões salteados na manteiga. De prata principal uma carne a la plancha. Bom é bom você deixar espaço para a sobremesa porque aí vem tipo uma cômoda com rodinhas com várias gavetinhas que eles vão abrindo e mostrando as sobremesas. É de endoidecer. Como a está altura precisa de chocolate mesmo pedimos a mousse de chocolate, mas com vários sabores de chocolate em camadas: amargo, ao leite, com pistache...simplesmente divino. Tomei um suco de frutas vermelhas que mais parecia uma vitamina de tão cremosa, uma água e uma arequipeña. Preço total 160 soles ou R$ 127,00. Uma pechincha perto de São Paulo por um restaurante que se equivale aos melhores daqui.




Tanta - Endereço: Calle Santa Catalina, 210 - Centro Histórico, em frente ao Convento Santa Catalina - Arequipa - Peru. Lembrando que o Chicha, por Gastón Acúrio é no mesmo endereço, mas entradas separadas.


Crepíssimo

O Crepissimo foi uma grata surpresa, além do ambiente super descolado, comida muito boa, atendimento simpático o preço parece piada, ainda mais para que vive em são Paulo. Em alguns restaurantes peruanos e possível encontra o menu del dia, que é: uma entrada, um prato principal e uma bebida. No Crepissimo você pode escolher entre dois tipos de entrada (saladas) cinco tipos de crepes como prato principal e três tipos de sobremesas (sorvetes). Somente a bebida que a única opção é  chicha morada. para quem perdeu posts anteriores a chicha morada é a bebida tipica do Peru, um xarope à base de milho roxo fermentado. eu adorei, assim não foi nenhum sacrifício. Bom o melhor é que foi  refeição mais em conta feita no Peru: apenas 18 soles cada um. Total de 36 soles ou R$ 28,00 para duas pessoas. Incrível, não?





Salada com avocato (abacate) e as chichas moradas
Crepe de alcachofras
sorvete de lucuma, fruta típica peruana

Crepissimo: endereço - Calle Santa Catalina, 208 - Centro Histórico - Arequipa.


Instagram

Um comentário: