sábado, 6 de setembro de 2014

Depois de um tempo sem escrever no blog Na Janelinha para ver tudo, simplesmente por falta de tempo que está sendo dedicado a planejar uma nova e sonhada viagem: uma trip para o centro-norte da Itália, com a intenção de comemorar nossas bodas de prata (Vanderlea & Silvano). Também um tempinho de seis dias de férias foram dedicados a curtir com meus filhos, Pietro e Enrico Tarantelli, as delícias de Montevidéu, que logo postarei aqui.

Mas para realmente finalizar a inesquecível aventura peruana tenho que dedicar algumas linhas a uma das atrações mais interessantes de  Arequipa. A múmia Juanita. Descoberta em 8 de setembro de 1995 pelo antropólogo Johan Reinhard próximo ao vulcão Ampato, nos Andes Peruanos.

Após 27 anos de buscas o antropólogo e sua equipe acharam aquela que seria uma princesa inca junto com 17 outros corpos. "Juanita, a Donzela de Gelo" foi assim batizada em homenagem ao seu descobridor. Estudos determinam que Juanita tinha 17 anos e foi a primeira múmia mulher encontrada totalmente congelada. Até hoje é uma das múmias mais bem preservadas do mundo.

divulgação Internet
Segundo estudos arqueológicos, Juanita foi sacrificada por sacerdotes incas no alto do monte Ampato. Como fazia parte da raleza diversos artefatos foram encontrados junto ao seu corpo, como estatuetas de ouro e madeira,.

Testes com datação de carbono atestam que ela foi sacrificada entre os anos de 1440 a 1450. Muitos dos corpos encontrados com Juanita faziam parte de sua corte e alguns eram crianças.

Juanita está exposta na Casa de Cultura da Universidad Católica de Santa Maria. Você assiste um vídeo obrigatório contando sobre o tesouro arqueológico. Depois guias levam você aos tesouros, têxteis, estatuetas e cerâmicas descobertas.

Por último você fica frente a frente da famosa Juanita que realmente está de forma conservada de maneira impressionante. Talvez por causa o gelo onde foi encontrada. Juanitta com seu vestido laranja, seus cabelos longos e lisos, suas mãos intactas estão numa redoma de vidro onde você pode circular para descobrir todos os detalhes.

Dica: leve um casaco e um cachecol porque apesar do calor externo, o museu e a múmia ficam em um frio de zero graus e você poderá congelar em um dos corredores. Acho que é para sentirmos na pele e nos ossos o frio que Juanita passou. Os guias formam turmas para passeios em espanhol, inglês, francês italiano e alemão.







Santuaries Anden Museum  -  UCSM
Endereço: Calle de la Merced, 110 - Arequipa - Peru

Horários: de segunda à sábado,
das 9 às 18hs e domingo, das 9 às 15hs

Ingressos: S/ 20,00 (não aceita carteira de estudante internacional).



















Conheça um pouco mais da interessante história de Juanita, a  Donzela de Gelo




 Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário