domingo, 7 de setembro de 2014

Filmes, livros, músicas e guias para conhecer a cultura peruana - Post 1 Filmes

Nada como conhecer um país ao vivo e em cores. Explorar sua história, cultura, política, gastronomia, bebida, suas pessoas, paisagens, suas cores, sabores e sons.

Sempre que vou a um país procuro conhecê-lo antes e depois, através de seus filmes, sua música, sua literatura, história e cultura daquele lugar. Aprendi que conhecer a cultura, hábitos, atitudes trarão mais brilho, mais emoção e um maior envolvimento com o país que estou visitando e conhecer sua gente.

Preparar um trilha sonora, ler um bom livro de um escritor do país e ver um filme interessante com certeza vai me aproximar mais e aguçar meus sentidos quando estiver lá, frente a frente com o que planejei conhecer com tanto carinho, sentir na pele, na alma e no coração toda a magia do lugar. Porque não existe lugares feios, existe falta de percepção sobre o lugar visitado. Depois do aprendizado não me importo em chorar, rir, observar, sentir e me emocionar, pois afinal eu consegui. Cheguei lá. Como planejado. E cada lugar, cada sensação, cada cor, cada som, cada pessoa terá um local garantido na minha memória afetiva.

Filmes com produção peruana

fotos Internet
Não conheço muito do cinema do Peru porque no Brasil são raros serem exibidos filmes deste país. Mas é mais que recomendado o belíssimo "A Teta Assustada", de 2009, dirigido por Claudia Llosa e estrelado por Magali Solier e Susi Sanchéz. O filme conta a história de Fausta que nasceu durante o período que grupos terroristas, como o maoista Sendero Luminoso, assustavam os peruanos que viviam na zona rural.


 Segundo o filme, baseado em fatos reais, as peruana que viviam na zona rural passavam tanto medo de serem vítimas dos ataques pois seguidamente eram violadas, que transmitiam esse medo através do leite que amamentavam suas crianças. As filhas na idade adulta eram tidas como pessoas sem alma. Após a morte de sua mãe, Fausta saí do seu povoado para trabalhar na cidade como empregada doméstica enquanto tenta se adaptar a uma nova vida. Fausta recebeu o medo da mãe em ser violada e vive dia após dia com uma batata na vagina. Essa tocante estória mostra o rompimento de um Peru atrasado, subdesenvolvido em busca sua liberdade após tantos anos de opressão, pobreza e violação.





Prêmios:


Ganhador do Urso de Ouro de Melhor Filme, em Berlim (2009).

Ganhador do Festival de Gramado com os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz.

Ganhodor no Festival de Guadalajara de Melhor Filme e Atriz

Indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Indicação para o Goya de Melhor Filme Estrangeiro (Espanha)












Você pode assistir A Teta Assustada no Filmes on Line Grátis.
Veja o trailer:




Assista uma matéria da televisão peruana contando a verdadeira história de A Teta Assustada:


O terror empregado pelo Sendero Luminoso.


O próximo filme não é peruano, é um filme de toda América Latina, poético, aventureiro e emocionante sobre uma figura que povoou os sonhos de toda uma geração na qual me incluo: Ernesto Guevara de la Serna, o Che.


Diários de Motocicleta é um filme sobre o jovem Ernesto, pré-revolucionário, um rapaz de espirito aventureiro, estudante de medicina, de uma família classe média alta, nascido em Rosário e com a saúde debilitada, mas cheio de sonhos.

Um dos melhores road movies já feitos, dirigido pelo brasileiro Walter Salles Junior em 2003 é estrelado pelo mexicano Gael Garcia Bernal, como o jovem Tchê e ótimo ator argentino Rodrigo de la Serna como seu amigo e companheiro Alberto Granado. O produtor executivo do filme é Robert Redford. O roteiro teve como base os diários de Guevara "Notas de Viaje" e de Alberto Granado "Con el Che por Sudamerica".






Em 1952, seis meses antes de acabar a faculdade de medicina, Che e Granado resolvem fazer uma viagem de descoberta pela América Latina, na garupa de sua motocicleta Norton 500, apelidada de "La Poderosa". Os jovens visitam várias províncias argentinas, de Buenos Aires a Patagônia, atravessam o Chile de sul a norte passando por Valparaíso e o Deserto do Atacama. Entram no Perude carona com um caminhoneiro meio cego pois a essas altura a Norton já tinha virado  história. Vão caminhando de Cusco a Machu Picchu, Lima e atravessam a selva amazônica peruana com um barco improvisado. Chegam até a Colômbia e Venezuela.



Frente a tanta injustiça como campesinos passando fome, mineiros trabalhando a exaustão em minas de cobre no Chile, povoações indígenas esquecidase tiradas de suas terras no Peru e colônias de leprosários alijados da sociedade e jogados em um lugar remoto n Amazônia, um novo Ernesto começa a despertar. Como diz o personagem no filme "...por esse vagar sem rumo por nossa America, me mudou mais do que acreditei. Eu, já não sou eu (Ernesto Guevara)."



Nas cenas dos jovens chegando a Cusco e a Machu Picchu são emocionantes e de uma beleza sem fim. Afinal se Tchê se emocionou ao chegar ao alto de Machu Picchu, porquê você não vai se emocionar, diante de tal grandiosidade?

fotos Internet

Como diz Ernesto quando está em Machu Picchu "Como posso sentir uma nostalgia por um mundo que não conheci? Como se explica que uma civilização (inca) que construiu Machu Picchu, foi arrasada para construir o que existe de mais pobre em Lima?"

Prêmios:
Ganhador do Oscar de Melhor Canção pela música Al Otro Lado del Río, de Jorge Drexler (2005).
Ganhador do Prêmio BAFTA de Melhor filme de Língua Estrangeira.
Indicado a Palma de Ouro de Cannes e Vencedor do Prêmio Ecumênico e Prêmio Técnico.
Vencedor do Premio Goya de Melhor Roteiro Adaptado.
Vencedor do Independent Spirit Ward de Melhor filme e Melhor Estreia (Rodrigo Serna).
Vencedor de Melhor filme escolhido pelo público no festival de San Sebastian.
Indicado aos Prêmios César (França) e Globo de Ouro (USA) de Melhor Filme Estrangeiro.







Pantaleão e as Visitadoras






Do universo mágico do escritor peruano Mario Vargas Llosa a adaptação do seu livro homônimo foi feito em 2000. Pantalão Pantoja é um capitão do exército peruano que recebe uma missão diferente para aliviar o sofrimento dos soldados do exército peruano. Deve levar um grupo de prostitutas para a selva amazônica peruana para satisfazer a saudades de casa dos soldados. Mas o sério Capitão Pantaleão Pantoja, muito bem-casado, apaixona-se pela prostituta Colombiana.













No elenco estão atores peruano não conhecidos do público brasileiro como Salvador del Solar (Pantoja) e Angie cepeda (Colombiana), além da grande atriz espanhola Pilar Bardem, para quem não sabe a mamãe do incrível Javier Bardem.  Para quem é fã de Almodóvar vai lembrar da cena inicial de Carne Trêmula quando uma prostituta, mãe do personagem principal Victor, que por acaso viria a ser sua nora Penélope Cruz, começa a parir seu filho no colo da vizinha (Pilar Bardem) dentro de um ônibus em Madrid.





Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário