domingo, 21 de dezembro de 2014

A Escola Veneziana

Veneza é um museu a céu aberto. Aqui surgiu a aclamada Escola Veneziana de Pintura, onde seus mais renomados expoentes são:

Gianbattista Tiepolo (Veneza, 1696 - Madrid, 1696) - Barroco Veneziano

Tiepolo
Alegoria dos Planetas
 Tiepolo é um dos meus pintores preferidos, amo suas obras que retratam essa confluência no céu de anjos, animais, deuses, sacros, profanos e pecadores. Representante do período barroco veneziano, Tiepolo surpreende em muitas de suas obras como uma que vou abordar no post sobre a Galleria del'Accademia de Venezia.

Jacopo Robusti detto Tintoretto (Venezia, 1518 - 1594)

Jacopo Robusti, detto Tintoretto
Caim e Abel, na Galleria dell'Accademia de Venezia
Pintor maneirista ficou conhecido como Il Furioso pela sua enérgica maneira de pintar. Tintoretto foi um do autores mais profícuos de sua geração. Tendo vivido 86 anos, sua genialidade está presente em toda Veneza: igrejas, Palazzo Ducale, em sua escola Gran Scuola de San Rocco e museus. Veneza jamais seria a mesma sem a genialidade de Tintoretto. Nos posts subsequentes conheça mais desse gênio maneirista.

Tiziano Vecellio (Pieve di Cadore, 1473/1490 - Venezia, 1576)


Tiziano Vecellio
Anunciazone, Basílica Santa Maria dei Frari, Venezia
Tiziano foi um dos mais notáveis pintores renascentistas italianos. conhecido como "o Sol entre as Estrelas" pintava retratos, paisagens, temas religiosos e mitológicos. Tiziano é conhecido como um dos mais influentes pintores de todos os tempos.

Lorenzo Lotto (Venezia, 1486 - Loreto, 1556)


Lorenzo Lotto
Madonna con il bambino i Santi Giacomo Maggiore, Andrea, Cosma e Daminiano,
Chiesa de San Giacomo dell'Orio, Venezia
Lorenzo Lotto foi um pintor, desenhista e ilustrador italiano que flertou com diversos estilos como naturalista, psicológico e maneirismo. Mas suas obras mais garndiosas permanecem em capelas e pequenos museus do norte da Itália.

Giorgionne (Castelfranco, 1477 - Venezia, 1510)

Giorgione
A Tempestade, Galleria dell'Accademia di Venezia
Giorgione foi aprendiz de Giovanni Belinni e um pintor renascentista. Segundo Giorgio Vasari o fato que mais influenciou Giorgione em sua vida foi seu encontro com Leonardo da Vinci, em 1500. Foi um dos precursores das técnicas do sfumato e chiaroscuro. Também acentuava o uso das cores para acentuar a perspectiva e a luz. Morreu com apenas 33 anos.

Giovanni Bellini (Venezia, 1430 - Venezia, 1516)

Giovaanni Bellini
Sacra Converzacione, Chiesa de San Zacaria, Venezia
Famoso pintor renascentista era filho e irmão dos também pintores Jacopo Belinni e Gentille Bellini, irmão  e cunhado de Andrea Mantegna. Teve entre seus aprendizes Tiziano e Giorgione. Levou a pintura veneziana para um modelo mais sensual e com maior variedade de cores.


Paolo Cagliari  detto Paolo Veronese (Verona, 1528 - Venezia, 1588)

Paolo Veronese
Banquete na Casa de Levi, Galleria dell'Accademia, Venezia
Paolo Veronese foi um grande pintor maneirista da Renacença nascido em Verona e que adotou o nome de sua cidade. Com uma vasta obra, Veronese foi perseguido pela Inquisição que queria sua justificativa para haver pintado tantas figuras disformes em uma capela. Veronese encontra-se sepultado na Chiesa de San Sebastian, em Veneza

Vittore Carpaccio (Venezia, 1465 - Venezia, 1525)

Vittore Carpaccio
Leone Andante, Palazzo Ducale, Venezia
De estilo conservador foi colega dos irmãos Belinni. Notabilizou-se pelas pinturas sobre Santa Ursula.


Outros grandes pintores venezianos foram Jacopo Bassano, Paolo Veneziano, Antônio Canaletto, Sebastiano Ricci e Sebastino del Piombo:

File:Sebastiano Ricci - Bacchante and Satyrs.jpg
Sebastiano Ricci, Bacante e Sátiros, Museu Hermitage - São Petesburgo
Sebastiano del Piombo, O Martírio de Santa Ágata
Paolo Veneziano, Galleria dell"Accademia di Venezia
Antônio Canaletto, Piazza San Marcos, Veneza
Jacopo Bassano, a Última Ceia, Galleria Borghese - Roma


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário