domingo, 28 de dezembro de 2014

A Pala d'Oro e o altar de San Marcos



O bem mais valioso da Basílica San Marcos é a Pala d'Oro. Esta maravilhosa peça coberta de jóias fica atrás do altar-mor de San Marcos. São 250 pinturas esmaltadas sobre folhas de ouro com uma moldura gótica de prata dourada. Estas fotos são das costas da Pala d'Oro.



Foi encomendada por Bizâncio em 976 mas a peça foi sendo mais decorada ao longo do tempo. Feito por um mestre de Siena em 1342, ele é coberto por mais de 3 mil pedras preciosas e 80 placas esmaltadas, muitas das quais datam dos séculos 10 a 12.



Em 1797, Napoleão Bonaparte pilhou algumas pedras preciosas mas a Pala ainda possui pérolas, rubis, safiras e ametistas. Fica de costas para os fiéis e uma vez ao ano, manualmente, ela é girada com uma alavanca para o público.



O Iconostasis é uma tela de mármore bizantino que esconde a chancela e o altar mor. Os restos mortais de San Marcos estão depositados na urna abaixo, em frente a Pala d'Oro.


A urna de San Marcos fica embaixo de um belo baldaquino  que possui colunas de alabastro do  dossel do altar (bladacchino) e são decoradas com cenas do Novo testamento.




Preço do ingresso para a Pala d'Oro: 2 euros
Horários: de outubro a março, das 9h45 às 16hs, domingos das 14 às 16hs. De abril a outubro, das 9h45 às 17hs e aos domingos das 14 às 17hs.
Vaporetto: San Marcos



Nenhum comentário:

Postar um comentário