quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Barajas, um mega aeroporto

O Aeroporto de Barajas, em Madrid é enorme. Perde-se lá dentro é muito fácil. Se você vai passar por lá em conexão e tem pouco espaço entre seus voos, acelere porque o lugar é grande e você caminhará muito até chegar ao seu portão.

estrutura do terminal T4
mapa do Aeroporto de Barajas
Para ter uma noção do aeroporto ele possui 4 terminais e um edifício satélite que seria o quinto terminal (T1, T2, T3, T4 e T4S). Os voos de chegada e partida em Barajas funcionam em três grupos:

- Países do Tratado Scheguen: países signatários desse acordo podem cruzar livremente as fonteiras internas e tem caráter de voos domésticos. Os países são Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suécia.

- Países da Europa que não assinaram o Tratado de Scheguen: esses países não possuem livre circulação de pessoas - Bulgária, Chipre, Irlanda, Reino Unido e Romênia (passam pela imigração como todo o resto do mundo).

- Países terceiros: todos os outros países que não estão no acordo de Scheguen e não compõem a União Européia.

Os terminais
T1 - terminal para destinos internacionais que recebe mais de 30 empresas da União Europeia (Air France, Air Europa, Easyjet, Lufhtansa e mais 30 companhias aéreas),

T2 - opera destins domésticos e do território Scheguen com livre circulação.

T3 - opera destinos nacionais e regionais da Espanha.

T4 - terminal novo interligado com o edifício satélite (T4S). Recebe voos nacionais e dos paises do Tratado Scheguen.

T4S - terminal novo que é o chamado edifício satélite. Opera voos internacionais fora do espaço Scheguen. No caso caso voos para o Brasil, USA, restante das Américas, África e Ásia.


Como tínhamos uma conexão com 9hs de folga e queríamos passear no centro de Madrid tudo foi tranquilo. Chegamos 06h20 (horário europeu) no terminal T4S, que é chamado de edifício satélite. Aqui chegam os voos das Américas e outros continentes. Para você ir ao centro de Madrid a melhor opção é o metrô. Como nossa conexão para Veneza era somente 16 hs, nossas malas foram diretamente para o outro voo Ibéria. Estávamos com bagagem de mão  o que facilitou e agilizou bastante não precisarmos despachar malas novamente.

             


Na alfândega foi tudo muito tranquilo. Os espanhóis já não estão mais rígidos com brasileiros depois da lei de reciprocidade que o governo brasileiro implantou com espanhóis que chegavam ao Brasil. Agora nem olham para nossa cara, não pedem nada que comprove que você está a turismo.


Terminal T4 e T4s Madrid Barajas
edifício satélite T4S e o terminal T4

Após passar a alfândega do T4S você deve seguir para o terminal T4. Isso só é possível pegando um trem automático que liga o T4S ao T4. O trem é subterrâneo e passa a cada 4 minutos. A estação de metrô é no terminal T4.

    


Mapa Terminal Madrid Barajas T4 e T4s

O terminal 4 (T4) está identificado pela cor amarela.  sinalização é uma maravilha e facilita demais sua vida seja para você ir para o metrô ou seguir direto para os portões de conexão do seu voo. Apesar das muitas escadas e esteiras rolantes o terminal é gigante e prepare-se para caminhar.



















O T4 possui cinco zonas divididas em dois andares (plantas).

- A zona H possui 30 portões que vão do H1 ao H30 e fica na planta 1 (andar 1).
- A zona J possui 29 portões que vão do J40 ao J59 e fica na planta 1 (andar 1),
- A zona K possui 29 portões que vão do K69 ao K98 e fica na planta 1 (andar 1).
- A zona M possui 29 portões que vão do M22 ao M51 e fica na planta 0 (andar térreo).
- A zona R possui 18 portões que vão do R1 ao R18 e fica na planta 1 (andar 1),
- A zona S possui 25 portões que vão do S23 ao S48 e fica na planta 1 (andar 1).
- A zona U possui 19 portões que vão do U55 ao u74 e fica na planta 0 (andar térreo)


Esses portões estão localizados em ambos os lados do terminal, e um ao lado do outro. Por aí você terá uma ideia do tamanho do terminal. Por isso não chegue em cima da hora.




O T4 tem área de wifi, dezenas de cafeterias, serviço gratuito de carrinhos de bebês. E 19 lojas. Até uma Zara está presente no T4.



Não esqueça que Espanha e Itália possuem Tax Free ou a devolução do IVA. caso você faça compras em Madrid cariimbe suas notas fiscais com formulário que você pede na loja no ato da compra. Eles devolvem através do banco localizado no terminal na hora ou no seu creditam no seu cartão de crédito.






Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário