segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Nas vielas do sestire de Dorsoduro

Rio de la Fornace
Dorsoduro é um lugar ótimo para se perder em Veneza. Conhecido como o bairro dos artistas aqui tudo é encantador.
Chiesa de San Gregório
FondamentaSalute
Muitas atrações estão no bairro de Dorsoduro: Punta Dogana, a Basílica Nossa Senhora della Salute, os museus Peggy Guggenheim, Cá Razzonico e Cá Foscari, a maravilhosa Galleria dell'Academia, os campos de San Barnabá e Santa Margherita e a Scuola Grande dei Carmini.



Aqui você vai passar em ruela, canais, pontes, campos, piazzetas e muito mais.

Rio de la Toreceie
Rio de San Vio
Rio de San Trovaso
                           










 





                        



O Museu Peggy Guggenheim Collection fica no Palazzo Venier dei Leoni. Em 1949 o edifício foi comprado para servir de residência para a milionária norte-americana Peggy Guggenheim, colecionadora e patrona das artes.

Muitos artistas inovadores, abstratos ou surrealistas, foram patrocinados pela milionária, inclusive  seu segundo marido Max Ernst. O acervo reúne 200 pinturas e esculturas de importantes representantes da arte.


Entre os artistas que tem obras expostas estão Pablo Picasso, Jackson Pollock, Marc Chagall, De Cirico, Salvador Dalí, Kandisnky, Miró, Mondrian, Klee, Francis Bacon, Duchamp e René Magrite, entre outros.

O Ingresso custa 14 euros.O horário de funcionamento é diário, das 10 às 18hs. O museu conta com uma loja com diversos objetos com as pinturas do museu: canecas, lápis, brinquedos, camisetas, sacolas, cadernos, sombrinhas e diversos outros objetos interessantes.


                           

O Palazzo Cini estava fechado, reabrindo somente em abril de 2015.




A maravilhosa Galleria dell'Accademia di Belle Arti mas isso é um assunto para outro post.




O Campo San Barnabá é uma praça no limite dos sestieres de Dorsoduro com San Polo. Possui uma igreja de mesmo nome fundada em 936, mas que passou por diversas reformas. Aqui estão obras de Paolo Veronese entre outras.










Mas San Barnabá ficou famosa ao aparecer no filme Indiana Jones e a Última Cruzada, quando Indi e seu par romântico no filme vão a uma Biblioteca (no caso a igreja) procurar pistas sobre o pai do protagonista, interpretado por Sean Connery, que sumiu durante a procura do Santo Graal. Uma perseguição inicia no canal ao lado do campo e logo vai para o Grand Canal. Para os fãs de Indi, que cresceram vendo e revendo os filmes na Sessão da Tarde com certeza vão lembrar.




















O Cá Rezzonico é um palazzo que abriga o museu de Veneza do século 18 e está localizado na beira do Grand Canal. sua salas são decoradas com afrescos, pinturas e objetos de época vindos de diversos palácios. Em 1712 o palácio inacabado foi comprado pela família Razzonico, de Gênova, cuja fortuna foi gasta em grande parte para finalizar o palácio. O poeta Robert Browning comprou o palazzo, em 1888. Algumas salas possuem afrescos de Gian Baptista Tiepolo e de outros artistas.

Allegory of Merit Accompanied by Nobility and Virtue 1757 - 1758 Fresco (1000 x 600 cm) Museo del Settecento Veneziano, Ca’ Rezzonico, Venice, Italy, Giovanni Battista Tiepolo , 1696-1770...  From...  http://a-l-ancien-regime.tumblr.com/post/13203126224/allegory-of-merit-accompanied-by-nobility-and
Alegoria Nupcial de Gian Baptista Tiepolo
Esse foi nosso roteiro à pé em Dorsoduro. Depois deste ponto voltamos e escolhemos um restaurante para almoçar em frente a Ponte dell'Accademia. Na volta viemos prestando atenção nas diversas lojas do sestiere, no qual abordarei nos post posteriores.






Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário