domingo, 28 de dezembro de 2014

Os Tesouros da Basílica San Marcos


O Tesouro de San Marcos reúne 283 peças de ouro, prata e outros materiais.


O tesouro conta com diversos itens saqueados da antiga Constantinopla durante as cruzadas venezianas. encontramos diversos itens como jóias, espadas e cálices.


Entre outras coisas interessantes se encontram diversos relicários de santos. Como os ossos abaixo de San Pietro Orseolo.


San Pietro Orseolo nasceu  em Veneza em 928 de uma família nobre veneziana. Foi comandante da frota veneziana que combatia os piratas sarracenos que atacavam navios comerciais e faziam incursões violentas na costa de Veneza. Em 976 um golpe palaciano tirou o doge Pietro Candiano do poder. Pedro Orseolo foi conduzido ao cargo de Doge de Veneza. Reconstruiu a Piazza San Marcos e o Palazzo Ducale que havia sido destruído pelo golpe que tirou seu sucessor.


Apenas dois anos depois de ser levado ao cargo de Doge, Pietro Orseolo deixou todos os bens terrenos, inclusive esposa e filhos e entrou para um mosteiro beneditino nos Pirineus. Seguiu os preceitos de San Romualdo e se trancou em uma cela tão estreita que não podia ficar nem totalmente em pé, nem deitado. Em 987 faleceu.


Outros relicários




Preço do bilhete: para visitar o Tesouro de San Marcos o valor é de 3 euros.
Horários: de outubro a março, das 9h45 às 16hs, domingos das 14 às 16hs. De abril a outubro, das 9h45 às 17hs e aos domingos das 14 às 17hs.
Vaporetto: San Marcos

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário