quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Palácio Real de Madrid, inspirado em desenhos de Gian Lorenzo Bernini


O Palácio Real de Madrid foi construído em 1738 pelo arquiteto Giovanni Battista Sacchetti inspirado em desenhos que o escultor, arquiteto e pintor Gian  Lorenzo Bernini fez para o Louvre de Paris. Ocupou o lugar do castelo de Alcázar, um castelo muçulmano do século 9 que teve suas estruturas de madeira destruídas  pelo fogo em 1734. Felipe V contratou o arquiteto para reconstruí-lo e a obra terminou somente em 1764


O palácio é oficialmente a residência oficial do Rei de Espanha, mas a família real mora no palácio de Zarzuela para ter mais privacidade. O palácio é utilizado para bailes de gala, recepções oficiais, almoços e audiências.



Seu interior é ricamente decorado com obras de Goya, Velázquez, El Greco, Rubens, Tiepolo, Mengs, Caravaggio e esculturas de Gian Lorenzo Bernini. Também possui a maior coleção de Stradivarius do mundo,  coleções de tapeçarias e porcelanas.


Destaca-se no interior a escadaria principal, o Salão de Colunas, o Salão de Gasparini, a Saleta de Porcelana, a Sala de Refeições de Gala, o Salão dos Espelhos, o Salão dos Tronos, a Capela Real e a Real Biblioteca.



 O Palácio Real de Madrid é o maior de toda a Europa Ocidental com uma extensão de 135 mil metros, tem quatro andares e três entrepisos abaixo e acima dos andares principais, 870 janelas, 240 balcões, a mesa da sala de refeições possui 145 lugares e 3.418 aposentos, 



A fachada do palácio brilha sob o sol da manhã.


Estátuas ornamentam as pilastras do palácio.


 Um dos muitos portões do Palácio Real.


Uma janela entreaberta mostra o lustre de um dos aposento.


Luminárias na fachada no palácio.


A arquitetura neoclássica alterna colunas jônicas com pilastras toscanas.


o portão lateral do palácio.

Horário de inverno (de outubro a março): todos os dias das 10 às 18hs
Horário de verão (de abril a setembro): todos os dias das 10 às 20hs
Algumas datas do ano o palácio fecha para visitação e quando possui eventos reais.

Ingresso: 11 euros

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário