domingo, 28 de dezembro de 2014

Piazza San Marcos, o Campanário e a Torre dell'Orologio

               

Além dos lindos prédios históricos que cercam a piazza estão ali também a Basílica San Marcos e o Palazzo Ducale, os Museus Correr e o Arqueológico, a Biblioteca Marciana concebida por Petrarca, os elegantes cafés Quadri e Florian, o Giardinetti Reali, o Campanário, as colunas com o Leão de Veneza e e São Teodoro (o primeiro santo patrono da cidade), a torre dell'Orológio e a Piazetta dei Leoncini. Além de muitas lojas, sorveterias, souvenires...como você percebe é atração para mais de um dia.


A Piazza San Marcos e seus prédios históricos

As atrações da Piazza San Marcos são tantas, que você passa um dia ali e ainda não viu tudo. O prédio  que toma a parte norte da Piazza chama-se Procuratie Vecchie e é do século 16. O prédio na foto abaixo, ao lado do Campanário e na face sul da piazza se chama Procuratie Nuove e foi construído no século 17. Ambos são ligados pelo prédio (foto acima) se chama Ala Napoleônica e hoje abriga o Museu Correr.



Não é a toa que Napoleão Bonaparte a descreveu como a maior sala de estar da Europa. Pela piazza já passaram encontros políticos, casamentos, cortejos fúnebre, shows e inúmeros carnavais.



O Campanário

O Campanille ou Campanário de San Marcos foi projetado em 1514, mas o que hoje está ali é uma cópia, pois em 1902 a torre desabou totalmente. Os prédios não foram danificados e foi reconstruído como era e onde estava o original.




No cume do campanário está a Loggeta de Sansovino, que foi montada dos fragmentos que restaram da torre original. Jacopo Sansovino, artista e arquiteto, foi o grande responsável por muitas das obras da Piazza San Marcos e da Basílica San Marcos. Do topo do campanário avista-se toda a laguna e grande parte de Veneza, se o dia estiver sem neblina, e com sol avista-se até o pico dos Alpes. Galileu Galilei, físico e astrônomo italiano, fez do alto da torre original uma demonstração ao Doge de Veneza Leonardo Doná, em 1609. Para esta demonstração Galilei teria instalado uma rampa para subir ao cume da torre. A torre possui elevador para ir até a Loggia.
A primeira torre, de 1173 foi construída para ser um farol aos navegadores que entravam na laguna. Na Idade Média, infratores eram ali aprisionados e esquecidos até a morte em gaiolas penduradas próximo ao topo da torre. Hoje ela te o propósito de ajudar os turistas a admirararem a beleza da cidade e da laguna.        


Para subir no Campanário o valor é de 8 euros por pessoa. Maiores informações no site da Basílica San Marcos.

Os horários mudam conforme as estações. Mês de Outubro e de Abril - Junho abre das 9 às 19hs. Novembro a Abril das 9 às 15h45. Julho e Setembro das 9 às 21hs

A Torre dell'Orologio

Está torre foi construída no fim do século 15 e acredita-se que Mario Codutti tenha trabalhado em seu projeto. É um relógio zodiacal projetado pensando nos marinheiros que por ali transitavam. Esmaltado em dourado e azul, o mostrador do relógio traz representações das fases da lua e dos signos do zodíaco.

                                   

Segundo a lenda, quando o projeto foi concluído, o inventor do complexo mecanismo teve seus olhos arrancados para que não pudesse copiar o relógio. 

No canto superior o Leão alado de San Marcos adorna a torre sobre um fundo azul salpicado de estrelas.  No topo, duas enorme figuras de bronze tocam o sino de hora em hora. O valor do ingresso para a torre é de 12,50 euros e exigem reserva e visita guiada. Você pode comprar seu ingresso pelo http://www.vivaticket.it/. São super de confiança tanto este site quanto o Vêneto Inside. comprei  a maioria dos meus ingressos para os museus e atrações na Itália por eles e foi perfeito, sem erros.




O Leão alado de Veneza e San Theodoro sobre as colunas

   

Do Lado esquerdo está o prédio do Palazzo Ducale e do lado direito a Biblioteca Marciana.


 O Palazzo Ducale (vai ficar para um post mais adiante pois foi a última atração do dia a visitarmos, pois já tínhamos percorrido o Correr, a Basílica, dado uma passa na Biblioteca e Museu Arqueológico e seria demasiada informação. E o Palazzo Ducale vale uma vista cuidadosa. Queríamos um tempo para passearmos sem rumo).




Piazza dei Leoncini, em frente a torre dell'Orologio

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário