quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A linda Ponte Rialto



A ponte mais conhecida de Veneza é a ponte Rialto, que cruza o Gran Canal. Rialto foi um dos primeiros lugares a ser habitado na laguna. Nos séculos 10 e 11 era o principal centro comercial de Veneza e da Europa. Rialto era para a época medieval o que Wall Street é para o mundo contemporâneo.



Devido ao intenso comércio do local essa ponte construída em pedra é o fruto de um concurso realizado em 1557 para escolher o melhor projeto. Apresentaram projetos grandes artistas como Michelangelo, Andrea Palladio e Jacopo Sansovino.

   Rialto Bridge, Venice, Italy ... Perfect place to go when we didn't feel like going to school... :)

O vencedor do concurso foi um veneziano chamado Antonio da Ponte que superou todos os grandes mestres arquitetos da época.


O nome de Rialto se origina de rivo alto ou margem alta. Ainda hoje Rialto é extremamente movimentada mas agora por turistas que disputam espaços para tirar as melhores fotosdo Gran Canal ou selfies como as abaixo. Afina é o melhor lugar para eternizar Veneza.





                     









A ponte Rialto possui muitas lojas que vendem jóias e bijuterias muito finas, a grande maioria feita de coral.




Duas fondamentas, que são ruas junto aos canais, se destacam em cada lado da ponte Rialto. Do lado de San Marcos está a Riva del Ferro, porque deste lado os comerciantes descarregavam metal.



Do lado de San Polo está a Riva del Vin, que era o ponto de desembarque de barris de vinho. Hoje muitos restaurantes estão localizados nessa riva, um ao lado do outro disputando turistas.






Até 1854 essa era a única ponte a atravessar o Gran Canal, quando neste ano foi inaugurada a Ponte dell'Accademia.



 
 A ponte Rilto é, com certeza um dos lugares mais bonitos e românticos de Veneza.




          

Se você não quiser caminhar até rialto pegue o vaporetto 1 ou 2 e desça na estação Rialto.

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário