sábado, 17 de janeiro de 2015

Gallerie dell'Accademia: as incríveis pinturas de Giambattista Tiepolo e sua influência na tv e cinema


É muito difícil não se deslumbrar com as pinturas da Gallerie dell'Accademia di Venezia. Entre tantas pinturas incríveis de Tiziano, Paolo Veronese, Tintoretto, Giovanni Bellini, Lorenzo Lotto, Andrea Mantegna, Antonio Canaletto e Paolo Veneziano o que me deixou impressionada, mas muito impressionada foi o maravilhoso "Castigo dei Serpenti" de Giambattista Tiepolo.

Até porque Tiepolo é famoso por seus lindos afrescos que eu adoro de anjos entre nuvens, pessoas ascendendo em direção ao céu, sua noção de terceira dimensão. É impossível admirar Tiepolo sem ficar com um torcicolo.


Mas o Castigo dei Serpenti é muito diferente de tudo que ele fez. A pintura ocupa praticamente uma parede inteira.




Tentei fotografar de vários ângulos esse quadro mas é muito difícil enquadrá-lo.


Resolvi fotografar algumas partes magníficas do quadro, como o abaixo onde um belo bebê de faces angelicais busca o seio da mãe para ser amamentado. O detalhe é que sua mãe já está morta. As diferenças das cores do bebê, todo rosado e da mãe, já morta e com cor esverdeada é simplesmente impressionante.


Reparem que além da pintura possuir muitos personagens, Tiepolo borrifou tinta vermelha em todo o quadro, como se fosse sangue. O personagem abaixo aparece com serpentes em seu pescoço.



Pessoas mortas por serpentes aparecem em toda a pintura.


Os personagens tentam fugir se desvencilhando das serpentes.



O caos e o desespero está em todos os cantos da pintura de Tiepolo.



Impressionante, não? Mas na sala 11 também existem os Tiepolos adoráveis glorificando o céu como se fosse o lugar perfeito e inalcançável, cheio de anjos rosados, onde todos almejam ser o real após a morte.

Scoperta della Vera Croce e Sant' Helena
Nos cantos da sala 11 existem afrescos de Giambattista Tiepolo pintados em pedra e que possuem o formato convexo. O efeito faz parecer que os personagens nos observam do balcão ou de uma loggia como chamam na Itália.



O afresco da esquerda se chama "Devotti affcciati ad una loggia" e o da direita uma loggia vazia. Bem, todos os quadros convexos são denominados da mesma forma.

o quadro à direita se chama Resurrezione di Lazaro, de Leandro Bassano e o da esquerda é
Ritratto dei cavalieri Giovanni Grimani. Acima outra loggia de Tiepolo



A pintura da esquerda é Il beatto Lorenzo Giustiani  trae dua canonici i Santi Ludovico da Tolosa, Francesco,
Bernardino i Giovanni Battista. O da esquerda Il ricco Epuloni, de Bonifácio di Pitati. E acima outra loggia de Tiepolo.





Não é novidade que a tv e o cinema se inspiram, prefiro que copiar, em pinturas renascentistas e barrocas. Abaixo a entrada da ótima série The Leftovers onde Tiepolo serve de inspiração. Principalmente seus afrescos onde as pessoas sobem ao céu juntos com anjos que esperam nas nuvens. Mas a intro de The Leftovers mostra desejo, sexo, o mundo terreno e a passagem para outra dimensão que mais parece o Nono Círculo do Inferno, de Dante Alighieri. Creio ser a melhors introdução de série que assisti em 2014.

A série é muito boa e diferente. Roteirizada por Tom Perrota de seu próprio livro,




Aqui outros afrescos de Tiepolo:

Allegory of the Planets and Continents  Giovanni Battista Tiepolo  (Italian, Venice 1696–1770 Madrid)
Alegoria dos Planetas e Continentes
                                           Tiepolo           


Allegory of Merit Accompanied by Nobility and Virtue 1757 - 1758 Fresco (1000 x 600 cm) Museo del Settecento Veneziano, Ca’ Rezzonico, Venice, Italy, Giovanni Battista Tiepolo , 1696-1770... From... http://a-l-ancien-regime.tumblr.com/post/13203126224/allegory-of-merit-accompanied-by-nobility-and
Pintura no Cá Razzonico

Cherub of artist Giovanni Battista Tiepolo, 164, 1696-1770, 1744, 270cm, Angel, Battista, Canvas, Capitolare
Querubins

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário