segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Gôndolas, Traghetti, Vaporetto ou Lancha?


Gôndolas

O que seria de Veneza sem suas gôndolas e seus gondoleiros? Construída sobre uma série de bancos de lama baixos entre as águas do Adriático, sujeitas a marés e enchentes, o transporte ideal sempre foram os pequenos barcos.



Desde o século 11 as gôndolas estão presentes em Veneza. Com um casco mais fino e a parte inferior achatada as gôndolas foram sendo adaptadas para navegar nos estreitos e rasos canais da cidade.



Em 1562 foi decretado que todas as gôndolas fossem de cor preta para ninguém ostentar riqueza com elas. Em ocasiões especiais são decoradas com flores.



Hoje em dia um passeio custa 100 euros. Mais à noite e fora da temporada é possível encontrar por 80 euros o passeio de aproximadamente 40 minutos.


               


Mas que vale a pena, vale. Nada mais romântico que passear de gôndola em Veneza.

                                  

Afinal, quem vai resistir a um passeio nesta cidade maravilhosa e ainda assistindo a um por de sol destes?


O serviços de gôndola estão espalhados por toda a cidade, principalmente em San Marcos, Rialto, Accaddemia, Punta della Dogana, etc...


Traghetti

Os traghetto são uma balsa que atravessam o Gran Canal, já que existem apenas três pontes para atravessar de um lado para o outro em toda a Cidade: Rialto, Ferrovia e Accademia.


São sete rotas de travessia de traghettos que custam 2 euros cada travessia. É muito usado pelos próprios venezianos  para atrevessar o Gran Canal, mas para os nativos a travessia custa um terço do a valor turístico.

  • Fondamente S. Lucia (em frente à estação ferroviária) à Fondamenta San Simeón Piccolo
  • San Marcuola - Fondaco dei Turchi (pelo Museu de História Natural)
  • De Santa Sofia (perto de Ca 'D'Oro) - Pescaria (mercado de peixe)
  • Riva del carbono - Fondamente del Vin
  • Sant 'Angelo - San Toma
  • San Samuele - Ca 'Rezzonico
  • Campo del Traghetto - Calle Lanza (perto da Igreja Salute)




Vaporetto

O vaporetto é o meio de transporte mais usado tanto por turistas como por venezianos. Uma viagem em todo o Gran Canal custa 7 euros. São muitas as estações e as linhas variam as paradas. A linha 1 para em todas as estações, cada vez de um lado do canal. A linha 2 para somente nas mais importantes como San Marcos, Accademia, Rialto, Ferrovia, Ca´d'Oro.

Mas existem muitas linhas de vaporeto que vão para as outras ilhas da laguna, como Guidecca, Lido, Murano, Burano, Torcello, San Giorgio Maggiore. Consulte o site  da ACTV e baixe o mapa das linhas de vaporetto, horários, etc...




Lanchas

Agora, se você tiver muita grana para gastar, pode alugar uma lancha para navegar pelo Gran Canal. Nada mau.


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário