quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O mercado de Rialto: uma mistura de cores, sabores e odores



Atravessando a Ponte Rialto, atrás da Riva del Vin existem diversas ruelas estreitas que levam o nome de diversos produtos vendidos no Mercado Rialto

Campo Cesare Batisti

Entre elas estão a Ruga del Oricifi (Rua dos Ourives), Ruga Speziali (Ruas das Especiarias), Riva dell Olio (Cais do Oléo) e Campo della Pescheria (Praça do Mercado de Peixes)



 




Se você reparar no preços das frutas frescas vendidas no mercado, perceberá que elas estão muito mais em conta que em diversas feiras e supermercados de São Paulo.



A feira se destaca pela grande quantidade de frutos do mar e peixes oferecidos no mercado, já que Veneza é uma grande laguna no Mar Adriático.



São  muitas espécies de peixes, lulas, polvos, camarão, sardinhas, ostras, vieiras, lagostas oferecidas no mercado que as pessoas ficam babando, como meu marido na foto abaixo.





Já para os amantes da carne como eu, nada como as lindas polpettas cobertas com procciuto da foto acima.


Mas atenção, os feirantes venezianos não gostam que toquem em seus produtos e costumam reclamar e chamar atenção dos que veem com as mãos.


Imagine que maravilhosa salsa al pomodoro que esses tomates sicilianos fariam. Ou as alcacofras da Sardenha abaixo como entrada. 




Devido sua grande proximidade histórica com Constantinopla, Veneza é farta em especiarias.


Os restaurantes da Riva del Vin muitas vezes não fazem justiça ao vizinho mercado, pois leio muitos comentários de turistas se queixando da comida em Veneza: ruim e cara.


Outra atração do lugar é a igreja de San Giácomo del Rialto seria a mais antiga fundada em Veneza, segundo a história no mesmo dia da fundação da cidade, em 26 de março de 421. O relógio da igreja é famoso por marcar a hora errada desde sua instalação em 1410.


O mercado de peixes fecha às segundas. Se você for pedir informação aos venezianos sobre a localização do mercado é capaz que eles expliquem que o mercado fica em Rialto di lá (San Polo) pois se localiza do outro lado da ponte. O lado de San Marcos é conhecido como Rialto di quá.

Ao redor da ponte, em ruas secundárias, se encontram muitos bacari, que são vinherias com garrafas enfiadas em buracos na parede, que são muito típicas na cidade e possuem preços excelentes. Além disso oferecem petiscos venezianos e taças de vinhos combinados. Alguns desses bacari remontam ao século 15. 




Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário