sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Padova - Basílica Santo Antônio de Pádua e Estátua Equestre de Gattamelata


A Basílica de Santo Antonio de Pádua é uma exótica igreja com domos bizantinos e torres tipo minaretes. Essa basílica também é conhecida como Il Santo. A data de construção foi 1232, com a intenção de abrigar os restos mortais de Santo Antônio de Pádua.


Santo Antônio foi um pregador português que se inspirou nos preceitos de São Francisco de Assis. O interessante é que apesar de ter passado a vida rejeitando as riquezas terrenas, recebeu uma das igrejas mas luxuosas.


A Basílica de Santo Antonio é uma dos principais centros de peregrinação da Itália







Com sua forte influência da arquitetura bizantina a arquitetura da basílica possui um domo central em formato de cone, e outros sete que se erguem acima dele. Sua fachada combina ainda elementos góticos e românicos.


A Basílica possui um museu, um um belo pátio interno, uma biblioteca e uma loja de artigos religiosos com diversos tipos de Santo Antônio para presentear aquela sua amiga que quer muito casar.


No altar central da basílica estão magníficas obras primas de Donatello, como os relevos de Santo Antônio, estátuas de Cristo Crucificado, da Virgem e de santos de Pádua.
 

Embora as fotos não estejam muito boas o teto da capela e todo pintado em azul e dourado, com relevos dourados maravilhosos. A entrada para a basílica é gratuita, De abril a outubro o horário de visitação é de 6h30 à 19h45 e de novembro a março de 6h30  às 19hs (diariamente).

              

Do lado de fora da basílica fica uma das maiores obras equestres do Renascimento. A estátua de Gattamelata. Gattamelata foi um mercenário que prestou grandes serviços a República de Veneza. A imponente figura esculpida de 1443 a 1452 deu projeção a Donatello.


Os arredores da Basílica:


Da piazza Prato della Valle até a Basílica de Santo Antônio de Pádua são cinco minutos a pé. Como era final de outubo quase não haviam peregrinos perto da basílica, sendo um passeio tranquilo.





Estacionamos o carro na Via Cavazzana, próxima Santa Giustina. Nesta rua uma faixa é para estacionamento. Você precisa colocar uma quantidade de moedas no parquímetro e ele te dará a hora máxima. Calcule quanto tempo precisará.


O primeiro ticket de estacionamento foi o que gastamos por 2h15 nas proximidades da Capela degli Screvegni. O segundo ticket gastamos 1,5 euros por 1h30 de estacionamento próximo a Santa Giustina.

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário