segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Filmes históricos em Veneza



Que Willian Shakespeare tinha uma queda pela Itália todo mundo sabe. Seus livros deram origem dois belos filmes passados em Veneza.

O primeiro é O Mercador de Veneza com Al Pacino, Jeromy Irons e Joseph Fiennes.


No século 14, Antonio (Jeromy Irons) um rico comerciante veneziano é amigo de Bassânio (Joseph Fiennes), um nobre veneziano que gastou todo seu patrimônio e pede ajuda a Antonio para uma viagem onde pretende cortejar uma rica herdeira chamada Pórcia.


Mas o personagem principal é Shilock, um financista judeu, que odeia Antonio por seu antissemitismo, e que em uma ocasião o havia ofendido. Para ajudar o amigo Bassânio, Antonio, que já não possui tanto dinheiro vai se envidando com Shilock (Al Pacino). A peça bem como o filme dá uma conotação de amor não correspondido de Antonio por Bassânio, vingança de Shilock contra Antonio por seu antissemitismo, O filme é de 2004 dirigido por Michael Radford.

                                

Otelo, o Mouro do Veneza


Outra famosa obra de Shakespeare é Otelo o Mouro de Veneza. Nessa adaptação para o cinema Otelo é interpretado por Laurence Fishbourne, o primeiro ator negro a interpretar o mouro. Anteriormente grandes atores se pintavam com maquiagem negra para o papel, entre eles Orson Welles e Lawrence Olivier.


A estória gira em torno do amor do general mouro Otelo que serve ao reino de Veneza. Casado com a linda Dêsdemona, Otelo vai sendo envenenado dia a dia por seu tenente Iago, interpretado magistralmente por Keneth Branagah, levando o general a crer que esta sendo traído por sua jovem esposa com seu oficial Cássio . O filme gira em torno de sentimentos como ciúmes, inveja, traição e racismo.


                      

Asas do Amor


Helena Bonham Carter é ums jovem que após a morte de sua mãe vai morar com uma tia (Charlotte Rampling) devendo cortar relações co seu pai viciado em ópio e seu amor, o jornalista Merton Desher, em troca da ajuda da tia para arrumar um bom casamento em Londres.



Kate conhece Milly, uma riquíssima orfã americana e se tornam amigas. Ao descobrir que a amiga tem uma doença terminal partem pra uma viagem a Veneza junto com o jornalista. O plano é que amiga se apaixone pelo jornalista e antes de morrer deixe sua fortuna para eles usufruírem depois.


Adaptação de um livro de Henry James. 

                                 

Casanova

                                  

Um dos venezianos mais ilustres Giócomo Casanova aparece nesse filme divertido de Lasse Hallstrom trazendo Heath Ledger como o conquistador.



Cena de um lindo baile de máscaras veneziano, popular até hoje.



Locações belíssimas em Veneza e um figurino impecável são o ponto alto do filme. O elenco tem ainda Siena Miller como a única mulher que não sucumbe ao charme de Casanova, Jeromy Irons, Lena Olin e Oliver Platt completam o elenco principal.




Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário