terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Livros que podem inspirar sua viagem a Veneza

O primeiro livro de poesias do escritor americano Ezra Pound foi escrito e lançado em Veneza em 1908. O título do livro "A Lume Speto" é uma alusão ao terceiro circulo de Dante em O Purgatório. com 45 poemas Pound adota o estilo do poeta Robert Browning, que também viveu em Veneza.


Cover, primeira impressão 
                                                   Ezra Pound e "A Lume Spento


                     

Leia o livro e veja o filme. Morte em Veneza é perfeito. Um livro maravilhoso de Thomas Mann que deu origem e um clássico de Luchino Visconti.

      

Willian Sheakespere teve dois de seus livros ambientados em Veneza: O Mercado de Veneza e Otelo, o Mouro de Veneza. E dizem que o bardo jamais pisou em terras italianas. Será?

                          

 Resultado de imagem para shakespeare


  Resultado de imagem para henry james]

O escritor novaiorquino Henry James escreveu este livro "Asas de Pombas" que possui um título estranho, mas já que se passa em Veneza e as pombas fazem parte do cotidiano da cidade pensando bem, tudo a ver. O filme virou o livro Asas do Amor, postado anteriormente.



Como sou fã de livros policiais e de suspense, e se você quer uma coisa mais leve, os livros de Donna León, uma americana radicada em Veneza desde a década de 80, criou um personagem tipicamente veneziano, o inspetor dos carabinieri Guido Brunetti, que até já virou série italiana.

Brunetti é um policial atípico pois vive em um palazzo herdado pela mulher nobre, anda de vaporetto, persegue os bandidos pelas fondamentas, toma uma taça de vinho investiga pelos sestieris, desvenda crimes, com a morte da diva da ópera, assassinada no Gran Teatro La Fenice. Um cenário totalmente diferente dos policiais americanos. Recomendo!


Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário