sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Padova - Piazza Prato della Valle e Basílica Santa Giustina


Está igreja é tão bonita que no primeiro momento até confundimos com a Basílica de Santo Antonio de Pádua. Mas é a Basílica de Santa Giustina, uma abadia católica cujo prédio é do século XVII.


Santa Giustina é um exemplo da grandiosidade da arquitetura renascentista tardia com uma arquitetura imperial romana. Suas diversas cúpulas são inspiradas em Bramante. Possui um bonito campanário e muitas atrações, como: uma Pietá, o sarcófago de San Luca Evangelista, La Madonna Costantinopolitana, o presbitério e o altar principal, o Coro Grande e o corredor do martírio, entre outros,


A Basílica de Santa Giustina vista da piazza Prato della Valle.



Prato della Valle é uma piazza belíssima, em forma elíptica com 90 mil metros quadrados e dois anéis que a circundam, cheia de estátuas, rodeada por um canal.



Antes uma área pantanosa ao sul das muralhas da antiga cidade de Padova, foi transformada em 1636 por um grupo de notáveis venezianos que financiou a construção de um teatro que servia para simulações de batalhas à cavalos e apresentações musicais.

                                       

Os entretenimentos musicais foram logo copiados por Veneza e é considerado o antecessor das óperas públicas venezianas.

                             

Em 1775 Andrea Memmo, cuja estátua está na praça, recuperou e reestruturou todo o espaço.



Andrea Memo morou nesse período no Palácio Angeli, o prédio branco bem no centro da foto. O palazzo foi construído no século 15 em ângulo com a avenida Umberto I. Hoje funciona o Museu Precinema de Padova. Abaixo o palazzo aparece ao fundo, sendo o primeiro prédio à direita da foto.

                                                

                                

Outro prédio maravilhoso é um lindo Palazzo em estilo gótico chamado Loggia Amulea.

                               



Prato della Valle é conhecido pelos padovanos como Il Prato e é um dos locais preferidos na cidade. Por muitos anos a praça era cheia de árvores e com pouca grama. Com o tempo issso foi se invertendo e hoje existem poucas árvores e muita grama.



                           



Hoje existem 78 estátuas na Prato della Valle (40 no anel exterior e 38 no anel interno).



O projeto original previa 80 estátuas na praça.




               

No centro da piazza uma fonte enfeita o local.





 Lindos prédios históricos se espalham ao redor da Prato della Valle. Na foto acima aparece ao fundo a Basílica de Santa Giustina.
                                                 



O moderno sistema de bondes passa pelo Prato, mas os trilhos são antigos.



Depois de um período de abandono nos anos 90, a Prato della Valle passou por uma reforma e hoje é uma praça que fica lotada durante o verão, principalmente de jovens que passeiam, andam de bicicleta, skate, estudando, namorando e tomando banho de sol.



Os mais velhos também fazem da praça um ponto de encontro.





  
Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário