domingo, 1 de março de 2015

Verona - O rio Adige e suas Pontes: della Vitoria, Pietra e Scalingero


O belo Rio Ádige corta a cidade de Verona e possui muitas pontes que atrevessam a cidade de um lado do rio para o outro: Ponte Pietra, Della Vitória, Scalingero, Garibaldi, Nuovo, Navi, Aleardi, San Franceso, Risorgimento, Catena e Unitá di Itállia. As 3 primeiras são as mais interessantes.

A Ponte della vitoria 
O rio Ádige é o segundo maior da Itália e do Vêneto, atrás apenas do rio Pó. Suas águas limpas banham além de Verona as cidades de Trento, Merano e Bolzano. O curso do rio Ádige é navegável por 112 km. O rio deixa Verona ainda mais inda e charmosa pois faz uma curva fechada próximo ao centro da cidade.

Ponte Scalingero ao fundo

                              

Saíndo da Piazza dellle Erbe em direção oeste logo você chega as margens do rio Ádige.

                        


                     

              

Após passar por lindas ruas e prédios conservados já estará nas margens do Ádige.



A primeira ponte que se avista, caminhando sentido sul é a ponte della Vitória. A ponte della Vitória não é a mais bonita mas possui um significado histórico para os veroneses. Anunciada sua construção em 1925,  através de um concurso, o projeto ganhador foi o do engenheiro Ferrucci Cipriani e do arquiteto Ettore Fagiulli.



Sua construção finalizada em 1931, mas em 25 de abril de 1945 a ponte della Vitória foi explodida junto com outras pontes de Verona pelos alemães, para impedir o avanço dos aliados. Apenas um arco de ferro ficou intacto, o que foi suficiente para ser usado como um suporte para a construção de uma ponte de ferro, finalizada em apenas um dia para as tropas aliadas perseguirem os alemães.


No pós-guerra a ponte foi refeita com base no projeto original, suas duas entradas possuem estátuas equestres que simbolizam a Vitória sobre os alemães;

                                


Na entrada direita da ponte estão inscritas palavras do rei Vitorio Emanuelle, de 1915.

                                  





Passear pela beira do rio é maravilhoso e muito romântico. Á noite as pontes ficam iluminadas. No outono as árvores em sua beira estão com as folhas amareladas. Em posts posteriores falarei sobre as outras duas pontes: Scalingero e Pietra.

                             




Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário