sexta-feira, 22 de maio de 2015

Rocco e seus irmãos, a magnífica obra neorealista de Luchino Visconti

Annie Girardot, Luchino Visconti e Alain Delon

Amo Felini, mas o que seria do cinema sem o magnífico mestre Luchino Visconti. Sua carreira é impressionante: Morte em Veneza, O Leopardo, Senso, Os Deuses Malditos, Vaga Estrela da Ursa Maior, Belissima.

cartaz do filme nas agulhas do Duomo
                                      
Nascido em Milão, nobre por natureza, descendente da família dos Visconti que dominou a cidade por séculos, e...militante do Partido Comunista Italiano.

Renato Salvatori, Luchino Visconti, Claudia Cardinale e Alain Delon

Começou sua carreira como assistente de diretor de Jean Renoir, apresentado por Coco Chanel. A partir de 1940 ligou-se aos intelectuais da Cahiers du Cinema. Vendeu jóias da família para em 1943 realizar seu primeiro longa Ossessione. Foi contrato pelo PCI para fazer o magnífico La Terra Trema, sobre pescadores na Sicília.

Alain Delon

Seu primeiro grande sucesso de público foi Rocco i suo fratelli. Uma verdadeira obra prima do cinema.  O incrível roteiro escrito pelo próprio Visconti com Suso Cecchi D'Amico e Pasquale Festa Campanile, tem como protagonistas Alain Delon como Rocco e Renato Salvatori como Simone, dois de cinco filhos.

Claudia Cardinale

O elenco tem ainda Claudia Cardinale, então com 22 anos que é a noiva/esposa do irmão mais velho, Vincenzo e Annie Girardot, magnífica como a prostituta Nádia.

Annie Girardot e Alain Delon no terraço no Duomo di Milano
Rocco e seus irmãos é a história da família Parondi (a mãe e seus quatro filhos: Simone, Rocco, Ciro e Luca) que saem da atrasada Calábria rumo a Milão, onde o filho mais velho trabalha. Simone (Renato Salvatori) torna-se boxeador e envolve-se com a Nádia. Rocco (Alain Delon), o filho do meio também se apaixona pela prostituta.

Renato Salvatori e Katina Paxidou

Simone vai decaindo na sua vida profissional, enquanto Rocco inicia sua carreira.


Rocco envolve-se ainda mais com Nadia, provocando a ira do irmão Simone.


Com a linda fotografia de Giuseppe Rotundo e a trilha sonora de Nino Rota, Rocco e seus irmãoes vai evoluindo no drama com atuações magistrais.


Com locações na linda cidade de Milão, a cena nas agulhas do Duomo é incrível.




                                

Ano de produção: 1960

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário