quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cenários de filmes: uma zingarada do Quinteto Irreverente na Torre di Pisa



Quem nunca riu até se esborrachar? Quem nunca viu essa cena dos amigos batendo na cara de quem se despede dos familiares em uma estação de trem? Se você não assistiu o Quinteto Irreverente ou Amici Miei, em italiano, de Mário Monicelli, corra e assista. Essa é uma das melhores comédias de todos os tempos, e são na verdade dois filmes: Amicci Miei I e II. Se o primeiro é incrível, o segundo é de rolar de rir.



Eles aprontam tanto, mas tanto com todo mundo e entre eles que é algo impressionante. dedicam sua vida a fazer "zingaradas" ou a fazer ciganadas na tradução. Dedicam dias, horas de planejamento para pregarem as mais politicamente incorretas peças. dispensam o trabalho, envolvem familiares, desconhecidos e conhecidos em suas zingaradas.



Os cinco amigos são exatamente aqueles que perdem o "amigo", mas não perdem a piada. O conde Raphael Macetti é um nobre falido, quer perdeu sua fortuna e a da mulher. Agora mora num cortiço, onde o aluguel e outras despesas são pagas por seus amigos. O personagem é interpretado pelo incrível ator Ugo Tognazzi, que já trabalhou com Pasolini, Dino Risi, Mardo Ferreri, Pietro Germi e Ettore Scola, entre outros.




Giorgio Perozzi é um jornalista, narrador da história, que tenta escapar da desaprovação do seu estilo de vida  ao qual seu filho vive recriminando-o. Interpretado pela mais italiano dos atores franceses: Philippe Noiret, conhecido mundialmente por Cinema Paradiso e O Carteiro e o Poeta.

O arquiteto solteirão Raimbaut Melandri está sempre um busca de uma noiva. O quarto integrante é o dono de bar e salão de bilhar, Guido Nechi, ode a turma se reúne para criar as zingaradas. O último do grupo é o médico-cirurgião Professor Alceu Sassaroli. Enfadado e rico, o médico é interpretado por Adolfo Celli, que morou no Brasil.

Com locações em Florença e uma cena sensacional na Torre di Pisa, o Quinteto Irreverente é de 1975, com roteiro de Túlio Pinelli.





 Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário