quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Florença, o berço da Renascença







Michelângelo, Da Vinci, Boticelli, Rafaello, Giotto, Donatello, Verrocchio, Giambologna e Bruneleschi são apenas alguns dos nomes que circulavam em Florença, o berço da Renascença.


A cidade remonta ao século 59 a.C. e foi fundada pelo romanos durante o império de Augusto. O nome Florença vem do latim Florentia, e não poderia ter um nome melhor escolhido: florescer. Aqui floresceramnão somente as artes, mas a cultura, a ciência, a literatura e o saber. Galileu Galilei, Dante Alighieri e Nicolau Maquiavel foram moradores ilustres dessa linda cidade.


Algumas famílias nobres concentravam a riqueza e o poder, mas nenhuma foi tão poderosa quanto a família Medici, que passou a dominar a cidade a partir da primeira metade do século XV, com a ascendência do banqueiro Cósimo, o Velho. Mas o verdadeiro esplendor de Florença foi durante o governo de seu neto, Lorenzo, o Magnífico.



Um museu a céu aberto.  Assim é Florença possui o lindo Duomo chamado Santa Maria del Fiore, com sua cúpula de Brunelleschi e o imponente Campanário de Giotto . Outras igrejas belíssimas são Santa Maria Novella e Santa Croce, onde estão enterrados grandes artistas florentinos. Palácios maravilhosos  e prédios hstóricos se espalham por Florença, como o Palazzo Vecchio e o Palazzo Pitti. Museus incríveis como a Galeria degli Uffizi, a Galeria Palatina e a Accademia exibem obrasque são verdadeiros tesouros, como Davi, de Michelangelo; A Primavera e O Nascimento de Vênus, de Boticelli; A Vênus de Urbino, de Tiziano; Bacco e Medusa de Caravaggio; e Anunciação, de Leonardo da Vinci. Piazzas maravilhosas surgem pelas rua de Florença, as mais lindas são a Piazza della Signoria e a Piazza della República, além de belas fontes e pontes, como a Fontana di Netuno e a Ponte Vecchio.


Impossível não se apaixonar por Florença e seus lindos prédios em tons de amarelo e seu rio Arno, que corta a cidade ao meio e possui em suas margens alguns pequenos jardins.



Florença pode ser feita toda a pé, dispensa automóvel, e alguns lugares um pouco mais longe podem ser feitos de ônibus.



Qual seria o tempo ideal em Florença, se me perguntarem? Uma vida. Mas não sendo possível, três dias são ideais e passam voando e você só verá algumas atrações como as que eu citei acima.



Os próximos posts serão sobre Florença e como você pode desfrutar essa lindíssima cidade, que é o berço da Renascença.





Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário