segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Leonardo e Michelangelo, os grandes nomes da Renascença

Anunciação, de Leonardo da Vinci


Se a genialidade de um pintor fosse mensurada pela quantidade de obras, certamente nos perguntaríamos porque Leonardo da Vinci figura entre o mais renomado dos artistas de todos os tempos. Com pouco mais de duas dezenas de telas, Leonardo é conhecido como a pessoa mais inteligente de todos os tempos, um gênio dotado dos talentos mais diversos reunidos em uma só pessoa. Além de pintor era arquiteto, engenheiro, botânico, desenhista, músico, matemático, geólogo, anatomista, escultor, poeta, cientista e inventor. Por isso e muito mais, Leonardo da Vinci é o homem do Renascimento.


A Anunciação

O Batismo de Cristo




Nascido na cidade de Vinci, próxima a Florença, Leonardo foi educado no atelier do pintor florentino Andrea del Verrocchio. Na sala 15 da Galleria degli Uffizi encontram-se três obras de Leonardo. Anunciação foi pintada entre 1472 a 1475. A tela Batismo de Cristo, seria uma obra conjunta com seu mestre Andrea de Verrocchio, onde Leonardo teria pintado o anjo à esquerda, Uma terceira tela inacabada está exposta, é Adoração aos Magos. Michelangelo não terminou a tela pois partiu rumo à Milão para pintar A Última Ceia.


Tondo Doni - A Sagrada Família
Michelangelo Buonarotti, o outro grande pintor, escultor e arquiteto da Renascença está presente na Galleria degli Uffizi. Sua primeira obra em tela está exposta na sala 25, o Tondo Doni ou A Sagrada Família, de 1504.

Tondo Doni - A Sagrada Família
Essa bela obra colorida de Michelangelo foi precursora do estilo Maneirista, e provavelmente foi pintada para as bodas de um rico banqueiro florentino. Essa é a única pintura completa de Michelangelo, além da obra da Capela Sistina.










































Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário