domingo, 1 de novembro de 2015

A Uffizi e a arte italiana do século 13 ao século 17

Madonna col Bambino i Santi
A Sala 2 conhecida como Della Maestá, possui diversas obras do século 13. O principal pintor do período é Giotto, conhecido pelos retábulos e paredes de igrejas que pintava no século 12. A pintura Madonna col Babino i Santi Nicolau di Bari, Giovanni Evangelista, Pietro i Benedetto  representa a arte gótica do período.

arte gótica do século 13

Adorazione del Bambino, Fra Felippo Lippi
A sala 8 é dedicada a Felippo Lippi, um frade carmelita do século 15, precursor do Renascimento. Sua obra mais famosa é Madonna e Menino com Anjos. Outra obra importante é Adorazione del Bambino


O Duque e a Duquesa de Urbino, Piero della Francesac
Ainda na Sala 8 está a pintura O Duque e a Duquesa de Urbino, de Piero della Francesca, retratos de Federico da Montefeltro e e de sua mulher Battista Sforza, que foi feito após sua morte aos 26 anos, de acordo com sua máscara mortuária.

Madonna col Bambino, Jacopo Bellini


A Sala 20 é dedica ao gótico tardio com afrescos de pai e filho, os artistas venezianos Jacopo  e Giovanni Bellini, com as pinturas Madonna com Bambino e Ritratto de Gentiluomo.
Ritratto de Gentiluomo, Giovanni Bellini


Ritratto del Cardinal Carlo di Medici, Andrea Mantegna
Andrea Mantegna nasceu na região de Florença e foi um dos nomes do Renascimento. Estudioso do Império Romano, viajou pela Itália e se tornou um dos pintores mais importantes da Escola Fiorentina. Os afrescos Ritratto del Cardinal Carlo di Medici  e a Madonna delle Cave estão expostos na Sala 20 da Uffizi.
Madonna della Cave, Andrea  Mantegna







































Andrea del Sartro foi um pintor florentino maneirista, tido como de estilo perfeito, mas constantemente ofuscado por pintores como Rafaello.

Madonna delle Arpie, Andrea del Sarto


Dama col cestello di fusi, Andrea del Sartro
Arcangelo Grabiele Vergine Annunciata, Frá Bartolomeo
O frade Bartolomeo, pintor florentino era amigo do pintor Rafaello, quando esse veio estudar na cidade. Frá Bartolomeo se inspirava em Leonardo. Seguidor do frei Savanarola, excomungado pelo papa Bórgia, Frá Bartolomeo era oponente da corrente neoplatônica da corte do Médici, sendo suas pinturas eram ligadas ao sacro.

La viione di San Bernardo, Frá Bartolomeo

Madonna col bambino al trono, Pietro Perugino
Deus aparecendo a Madalena e Catarina, Frá Bartolomeo
Madonna col Bambino e Santi, Ridolfo Ghirlandaio
La monaca,, Ridolfo Ghirlandaio
Madonna col Bambino, Domenico Ghirlandaio
Lot e le Figlie, Lorenzo Lippi

Crocifissione, Pietro Peruginosalviati,
Os Ghirladaio, Lorenzo Lippi, Lorebzo Lotto, Giorgione, Bronzino, Vitore Carpaccioe Salviati são outros dos grandes pintores italianos que possuem obras expostas na Uffizi.

Susana e os Velhos, Lorenzo Lotto

San Girolano, Sant'Anna e San Giochino, Lorenzo Lotto

Ritratto di Giovaneto, Lorenzo Lotto
Alabardieri e Anziani, Vitore Carpaccio

San Sebastian, Bronzino
La Prova del Fuoco di Mosé, Giorgione

La Carita, Francesco Salviati

Nenhum comentário:

Postar um comentário