domingo, 1 de novembro de 2015

Caravaggio, o artista maldito

Medusa Decepada, 1598





Jovem Baco, 1596 (Caravaggio)

Caravaggio foi como ficou conhecido Michelangelo Merisi, o maior pintor do Barroco italiano, nascido em 1571 na cidade de mesmo nome, na Lombardia. Seu estilo de pintura ficou famoso por mesclar fundos escuros com focos de luz intensa, denominado chiaroscuro. 



Pintor de temperamento forte, inquieto, arruaceiro e complexo, as obras de Caravaggio retratam um forte, e muitas vezes violento conteúdo. Sempre envolvido em brigas, farras, bebedeiras e confusões, o artista usava pessoas do  povo, prostitutas, mendigos e ladrões  para retratar seus personagens. Seus modelos nunca eram da classe dominante, apesar de seu trabalho ser todo absorvido pelos ricos cardeais que viviam em Roma. Pintor extremamente rápido na entrega de suas encomendas, o artista nunca esboçava suas obras em desenhos, não sendo conhecido localizado nenhum trabalho dessa natureza. Figura franzina, em muitas ocasiões chegou a passar fome, ficava constantemente doente e esteve muitas vezes preso.




Artista extremamente controverso, Caravaggio ficou conhecidos também pelas suas maluquices,  entre ela pintar uma prostituta que foi achada morta no rio Tibre em um de seus quadros, mostrando seu ventre já inchado. Outra passagem conhecida foi durante a pintura de um quadro sobre Lázaro. Caravaggio teria ameaçado seus modelos comum punhal, obrigando-os a carregar um cadáver para tornar o quadro mais realista.


Um dos maiores pintores do mundo morreu aos 39 anos de febre, sozinho e abandonado, de forma miserável e esquecido. Suas grandes obras estão em museus de Florença, Milão, Messina, Roma, Vaticano, Paris, Londres, Viena e São Petesburgo. Outras magnificas obras foram pintadas em igrejas romanas, como São Luigi dos Francesi,  Santo Agostinho e Santa Maria del Popolo.


O Sacrifício de Isaac, 1603











O Sacrifício de Isaac, 1603



Adorazione del Bambino, Gherardo delle Notti,Gherardo delle Notti


Três pinturas muitos  famosas de Caravaggio estão expostas na Uffizi. O Jovem Baco, do início de sua carreira, onde Baco é retratado com um ar libertino e de feições andróginas. Caravaggio teria se auto-retratado mais jovem. Medusa Decepada, de 1698 é considerada a precursora da arte moderna e da linguagem publicitária. E o belíssimo Sacrifício de Isaac, de 1603, traz como modelo de Isaac e o anjo (depois com os traços parcialmente alterados pelo pintor) a mesma figura misteriosa que teria sido aprendiz, servo e amante de Caravaggio, conhecido como Cecco del Caravaggio, e que aparece em muitas pinturas de 1600 a 1606.

Giuditta decapita Oloferne, Artemisia Gentileschi














































Entre os muitos seguidores de Caravaggio, os mais famosos são os pintores flamengos Rembrandt, Veermer e Rubens. Na Uffizi estão expostos outros pintores caravagianos, entre eles Artemisia Gentileschi, a primeira mulher a ser aceita na Academia de Belas Artes de Florença e amiga de Galileu Galilei, vista hoje como uma das precursoras do feminismo na Itália.





Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário