terça-feira, 3 de maio de 2016

Davi de Michelangelo, um tesouro da Humanidade




A Galleria dell'Accademia de Florença foi a primeira escola de belas artes criada para os estudos das técnicas de pinturas, esculturas e desenhos. Sua inauguração remonta ao ano de 1563 e seu acervo foi formado em 1784. A cereja do bolo da Galleria é a monumental e belíssima escultura de Davi, feita por Michelangelo Buonarotti. Davi é a escultura mais famosa do mundo, e em minha modesta opinião, a mais incrível e a que melhor representa todo um pensamento de louvor a perfeição da Humanidade. 


Em 1501, o governo da família Médici encomendará a outros dois artistas a obra. Iniciadas, mas nunca terminadas as versões anteriores, foi o jovem artista Michelangelo, então com apenas 26 anos, quem realizou a escultura definitiva do herói bíblico. O artista dedicou-se a criar uma escultura com os mais altos padrões do conceito de beleza divina, resultado de seus estudos de anatomia humana dissecando cadáveres para finalizar sua masterpiece.

Três anos após seu início, Davi foi colocado na Piazza della Signoria. A conclusão da obra, tornou Michelangelo Buonarotti o maior escultor da Renascença.




A  escultura com quatro metros foi transferida em uma carroça para o acervo da Galleria no ano de 1873. Uma tribuna foi construída para abrigar Davi, tornando-a ainda mais majestosa. Com a tribuna seu tamanho passou para 5,2 metros. Veja abaixo o um vídeo sobre essa obra-prima da Humanidade.






Esse é um dos maiores tesouros da História da Arte. Então, se você quer realmente vê-lo, programe-se. As filas podem ser imensas no período de férias e na temporada da primavera-verão. No outono-inverno as filas diminuem, mas não somem (veja abaixo).










Quem tiver o Firenze Card (veja aqui o que é) não precisa se preocupar pois o acesso libera das enormes ou gigantescas filas. Quem adquirir o ingresso pela Internet pode agendar um horário, mas mesmo assim a fila é considerável.



O valor do bilhete adulto é de 16,50 euros. Porém, se comprar on line, o valor tem um acréscimo pela operação de 6,50 euros por ingresso, ficando um total de 23 euros para cada pessoa. Se comprar dois ingressos, acrescerá 12,50 euros da operação. Não é barato, mas é isso ou o Firenze Card ou fila para comprar na hora. Gasta-se dinheiro ou tempo. Mas ficar sem ver uma das grandes obras da Humanidade, não dá. Se você quiser adquirir o ingresso on line, a venda na página oficial do Ministério do Turismo e Cultura é aqui. Você pode ser um sortudo e estar em Florença no primeiro domingo do mês. Nesse dia o ingresso é gratuito.




O horário da Galleria dell'Accademia é das 8h15 às 18h50. O endereço é Via Ricasoli, 58-60 - Florença.    




Instagram                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário