sábado, 14 de maio de 2016

Dicas de comidinhas em Florença











A Toscana é um dos melhores lugares para se comer na Itália, senão o melhor. São tantas as maravilhas que é até difícil enumerar. As massas, carnes de gado e porco, tomates, temperos, o prociutto (presunto, mas aquele presunto), as frutas secas, as trufas e os tartuffi, hummmm....que fome! Entre tantas delícias,  o azeite de oliva se destaca, como um dos melhores do mundo.




A primeira dica é uma enoteca com cantina, bem em frente ao Palazzo Pitti. Chama-se Enoteca Pitti Gola e Cantina. Os pratos escolhidos foram duas massas deliciosas e leves, uma salpicada com "tartufo nero" e outra com "tartufo biachi". Um verdadeiro manjar. E tudo acompanhado da melhor carta de vinhos toscanos. Alguns entre os melhores do mundo. Nós fomos de Brunello de Montalcino e Rosso de Montalcino. Uma boa refeição como essa, fica em torno de 50 euros para duas pessoas. O endereço da Enoteca Pitti é Piazza Pitti, 16.




























































Segunda Dica - Outro restaurante gostoso é o Vin Santo Firenze, próximo a Piazza della Signoria,  na Via Porta Rossa, 15. De entrada uma deliciosa bruschetta com tomates e manjericão, regados ao mais saboroso azeite de oliva e para acompanhar um Nobile de Montepulciano, outro vinho nobre da Toscana.










E como prato principal......massa. Dessa vez o escolhido foi o tagliatelle com tartufo biancho. Impossível resistir aos tartufos.

Um almoço ou jantar para dois, com entrada, duas pastas, duas taças de vinho e duas águas, ficou no valor dos 50 euros que havia destacado  no inicio da matéria. Aqui a conta foi acrescida de 2 copertos. Mas, "que cosa è  questo coperto?"

Coperto (pasmem) é o pagamento pelo uso da mesa, cadeiras, pratos, talheres e copos. O coperto também pode vir aompanhado de uma cestinha de pães, acompanhado de uma manteiga.

O coperto pode variar de 2 a 6 euros, por pessoa, mas é sempre um preço fixo, não variando por porcentagem, mas varia conforme a categoria do restaurante.

A gorjeta costuma ser 10% e não vem descriminada na conta.








Terceira dica de comidinhas:

  



A Trattoria Da Benvenutto é uma opção mais barata. Entramos à esmo, pois já era tarde e estávamos com dificuldades em encontrar algo aberto. A tratoria é um lugar bem mais simples que uma enoteca ou um ristorante. Comemos bem e barato. Menos de 30 euros foi a conta. De entrada procciuto toscano com lascas de formaggio pecorino (queijo de cabra), acompanhado de batatas fritas (também achei estranho). De segundo prato, claro, massa. Espaguete à bolognesa e um penne à matricianna, sempre com muito parmesão. E o vinho?  O vinho dessa refeição foi um Rosso de Montalcino.

 

Quarta dica: gelato sempre é a melhor sobremesa.
Quem faz questão de sobremesa, em cada esquina de Florença existe uma sorveteria. Nada como um gelato italiano. É sempre mais barato e são melhores que muitas sobremesas de restaurante. Os sorvetes na Itália são simplesmente ótimos. Entregue-se à gula sem medo. Você vai caminhar muito pelas ruas históricas de Florença, e um gelato sempre cairá bem. Indico a Gelateria Il Birrochio, em Oltrarno, entre o rio Arno e o Palazzo Pitti. O endereço é Via de Guiacciardini, 39. O valor médio de um cone ( reparem que o cone é envolto em chocolate com pedaços de amêndoas) com dois sabores custa em torno de 2 a 4 euros.
   







Dica número cinco: para lanchar, nada como uma paradinha para um docinho em uma pasticceria.
A Pasticceria Mencioni fica próxima a Santa Cocre e possui dezenas de tortinhas (tortina em  italiano) para sua escolha, de diversos sabores; tortina de ricotta, tortina nonno e nonna, tortina alla fruta, que mesclam uvas, figos, cremes, morangos,framboesas. E as maiores feitas de cioccollato, crema, gianduia, frutas secas e toda a classe de delicias toscanas. As tortinhas pequenas custam de 3 a 4 euros. São simplesmente deliciosas.





Apesar de a Paticceria Necioni ficar um pouco mais distante, outras boas pasticcerias não faltam em Florença. Com certeza, você vai achar uma próxima para descansar e tomar aquele spresso ou capuccino italiano. O café sempre é ótimo na Itália. A pasticceria fica na Via Pietrapiana, 24.



Em um post anterior escrevi sobre o Mercado Centrale de San Lorenzo, onde a pizza é deliciosa e o vinho de primeira. São vários tipos de comidinhas e  um preço mais em conta. Dê uma olhada no post, aqui.


No mapa abaixo, indico onde ficam os lugares que você acabou de ler. Florença sempre terá um ótimo restaurante, tratoria, sorveteria, cafeteria, pasticceria e enoteca em cada esquina. Repito, a Toscana é a melhor cozinha da Itália.

'

Nenhum comentário:

Postar um comentário