segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ponte Vecchio, a ponte mais amada de Florença



Construída em 1345 por Taddeo Gaddi, a Ponte Vecchio é  mais conhecida ponte sobre o rio Arno. Lojas instaladas na própria ponte eram ocupadas antigamente por açougueiros. Eles jogavam os restos de carne no próprio rio Arno. Em 1593, Fernando I - Duque da Família Médici ali passava vindo da Galleria delli Uffizi e pelo corredor Vasari até sua residência no Palazzo Pitti. O duque fazia objeções ao mau cheiro e mandou substituir todos os açougues por lojas de ourivesaria e oficinas de prata, que até hoje existem.




Jóias renascentistas são comercializadas.
Muitas lojas com jóias feitas de coral são vendidas na Ponte Vecchio







Algumas peças vendidas nas lojas da Ponte Vecchio são mais acessíveis, enquanto outras parecem ter saído de museus. A ponte mais querida de Florença foi poupada até pelo alemães, quando bateram em retirada da cidade. A ponte liga a Via Maria do lado norte a via Guicciardini, na margem sul.





O busto do famoso ourives Benvenuto Cellini está no meio da ponte. Um ótimo ponto para fotos para o rio Arno.












Passando na Ponte Vecchio para o outro lado, chega-se ao bairro de Oltrano (o outro lado do Arno), um bairro antigo e cheio de lugares encantadores. Arrisque-se por esses lados menos turísticos e veja lugares interessantes.















O corredor vasariano passa por cima da Ponte Vecchio e  foi planejado por Giorgio Vasari. O corredor permitia que a família Médici circulasse entre sua residencia, no Palazzo Pitti, até os escritórios no Castelvecchio e Uffizi, sem se misturar com o povo. O corredor vasariano possui um quilômetro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário