sábado, 14 de maio de 2016

Roteiro pelo Chianti


Chiantiana é conhecida a estrada do vinho Strada Regionale (SR) 222 e remonta ao período dos etruscos, primeiros habitantes da região do Chianti. 




O vale do Chianti se estende de Florença a Siena e ali estão um dos melhores vinhedos da Itália. São 134 km de
pequenos vilarejos, estradas rurais sinuosas, vales ondulados, ciprestes cônicos, paisagens deslumbrantes, castelos medievais, abadias isoladas e vinícolas para degustações de um dos melhores vinhos do mundo, além  de a comida farta e deliciosa, diria que a melhor da Itália.
Aqui come-se bem e bebe-se melhor ainda.


                  
O Chianti é um roteiro para se fazer de carro ou bicicleta. Quanto mais se demorar na região, mais você ficará encantado. O melhor período para fazer um roteiro de pelo menos três dias é de abril a outubro, do começo da primavera ao fim do outono. Em outubro, as videiras e árvores ficam com as folhas laranjas. As chamadas estradas provinciais são pequenas e em alguns trechos estão mau conservadas.  O girassóis costumam  florescer no verão. O período da vindima, a colheita de uvas, é geralmente entre setembro e outubro.


                

                     


As principais cidadezinhas do roteiro do Chianti são: São Casciano (mais próxima a Florença), Strada in Chianti, Greve in Chianti, Montefiorale, Villa Vignamaggio, Panzano in Chianti, Castellina in Chianti, Radda in Chianti, Badia a Caltibuno, Gaiole in Chianti, Castello di Brolio, San Gusmé e Villa  a Sesta até chegar a Siena. Esses são vilarejos menores. Outra opção é, a partir de Castellina del Chianti, ir em direção a San Gimignano (a cidade medieval mais linda da Itália).


Nos post seguintes indicarei um roteiro de um dia entre Florença e San Gimignano. Se você quiser ficar mais dias por aqui, muitos são as casas de moradores que praticam o agroturismo. Uma espécie de B&B (bonito e barato). Muito não possuem café, e os preços de diária variam pelo período do ano. No verão, custam mais caro. Muito reservam pelo período Setimanalle. As casas são ao estilo toscano, sempre em paisagens deslumbrantes.



Indico dois sites de agroturismo para sua hospedagem, o Agriturismo in Toscana e o Agriturismo in Itália. Acho os melhores lugares para montar uma base no Chianti, as cidadezinhas de Greve in Chianti. Radda in Chianti e Castellina in Chianti são pouco mais que vilarejos, sendo que Radda é um burgo medieval e Castellina possui ótimos restaurantes. Se você quiser uma cidadezinha um pouco maior, a melhor base seria San Gimignano ou Siena. 



Se você precisar de orientação para montar seu roteiro pela Toscana, me contate no email najanelinhaparavertudo@gmail.com.br ou pelo Twitter @Blognajanelinha.
Siga-nos no Instagram @vanderleatarantelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário