segunda-feira, 13 de junho de 2016

Pelas ruas do centro medieval de Volterra


Com tantas décadas de História, Volterra possui lindos monumentos em seu centro histórico. O Batistério de San Giovanni Batista tem uma fachada românica toda em mármore e está localizado em frente ao Duomo de Volterra..





O batistério data do século 13 e possui um formato octogonal. A pia batismal possui uma escultura de São João Batista, do século 16.



A principal praça de Volterra é a Piazza dei Priori, que é o coração da cidade medieval. Na praça, ergue-se o majestoso Palazzo dei Priori, a antiga Câmara Municipal do século 13 e a mais antiga sede de governo da Toscana.





A praça e o palazzo recebem o nome de Priori porque era residência de 24 anciões "os priori" que governavam a cidade, na Idade Média.



O Palazzo dei Priori possui um afresco do artista toscano Rosso Fiorentino, localizado na escadaria do palácio. A fachada é decorada com placas de terracota, que são brasões de famílias florentinas que governaram a cidade.



O palácio é todo em pedra e seus estilo de arquitetura é gótico-românico.



Outras atrações do centro histórico são a Catedral de Santa Maria, construída entre os séculos 12 e 13.



Volterra possui também alguns museus, como o Museu do Alabastro, o Museu Etrusco Guarnacci e o Museu da Tortura. Zonas arqueológicas também estão presentes em Volterra, como o Teatro Romano.



Volterra é meio que um labirinto medieval, mas possui mutas placas indicativas para você se achar no meio das suas de pedras.



O Palazzo Viti é uma mansão do século 16 que tem 12 cômodos ricamente decorados com pinturas, alabastros, porcelanas e móveis. Os cômodos estão abertos ao público. A decoração vai do Renascimento ao Barroco. 



O Palazzo Viti foi uma das locações do filme Vaga Estrelas da Ursa, do grande diretor italiano Luchino Visconti, e estrelado com a belíssima Claudia Cardinale.O filme foi aclamado com o Leão de Ouro do Festival de Veneza, em 1965.



Luchino Visconti e Claudia Cardinale, em Vagas Estrelas da Ursa

Abaixo, uma sugestão de um passeio a pé por Volterra, para conhecer os lugares mai interessantes da cidade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário