domingo, 17 de julho de 2016

A grandiosidade do Coliseu romano



























O maior anfiteatro já construído pelos romanos foi o Coliseu. Banhos de sangue era o cotidiano desse período. Gladiadores combatiam mortalmente entre si e contra animais.



Na sua inauguração, 9 mil animais foram sacrificados. Os gladiadores eram soldados em treinamento. Depois de algum tempo a matança tornou-se um esporte, onde foram agregados escravos, criminosos e prisioneiros, que eram obrigados a combater entre si ou contra as feras, até a morte.



Em seu apogeu, o Coliseu comportava até 55 mil pessoas.



Os cidadãos humildes e as mulheres ficavam acomodados nas arquibancadas mais altas.



Um camarote especial para abrigar o imperador, os senadores e as virgens vestais era erguido no centro das arquibancadas, mais próximo a arena.



Portas e escadarias dimensionavam os diversos níveis da platéia. Somente o imperador  e o cônsul tinham entrada privativa.



A arena possuía quatro entradas principais que eram utilizadas pelo gladiadores.



Hoje o centro do Coliseu são ruínas de um labirinto de corredores situado abaixo da arena.



As feras entravam na arena por elevadores e alçapões no chão.



O imperador que mais gostava de ir ao Coliseu ver os gladiadores e promovia semanas de lutas na arena foi Comodus, filho de Marco Aurélio. Comodus, certa vez vestiu-se como Hércules e entrou na arena usando as roupas iguais. O imperador é retratado no filme Gladiador, de Ridley Scott.



Os assentos em mármore e as escadarias e arquibancadas eram divididos entre as diversas classes sociais. O pódio era para a classe mais abastada. Os assentos para a classe média eram o maeniana. Os pórticos eram para a plebe e as mulheres.



O Coliseu sobreviveu também a vários terremotos, entre eles, os dois maiores nos séculos 5 e 12

        

Espadas, tridentes, redes, escudos e facas eram os apetrechos que eram usados pelos gladiadores para a batalha.

    

O ingresso ao Coliseu é gratuito no primeiro domingo do mês, das 09h30 às 14h30. No próximo post, veja como comprar o ingresso combinado para o Coliseu com o Fórum Romano




    Para saber sobre os monumentos gratuitos em Roma, acesse #domenicaalmuseu


Nenhum comentário:

Postar um comentário