segunda-feira, 25 de julho de 2016

A Piazza del Campidoglio, obra arquitetônica de Michelangelo em Roma



A Piazza dei Campidoglio foi redesenhada por Michelangelo Buonarotti para a visita do imperador Carlos V, em 1536. O artista italiano remodelou toda a piazza e reformou as fachadas dos palácios Senatório, Conservatori e Nuovo.



A escadaria chamada Cordonata foi planejada por Michelangelo, pois a piazza está localizada no alto do Monte Capitolino.  Inclinada, a escada exibe as estátuas dos gêmeos Castor e Pólux, filhos do deus Júpiter e irmãos de Helena de Troia. O Palazzo Conservatori foi construído em cima do templo de Júpiter Capitolino.



  O piso da Piazza del Campidoglio possui um desenho um desenho em forma de estrela e no centro uma estátua equestre do imperador Marco Aurélio. A escultura atual na piazza é uma cópia da original, guardada no Musei Capitolini.



A balaustrada é enfeitada com colunas trazidas da Via Appia e com estátuas do imperador Constantino e do seu filho Constantino II.



O Palazzo Senatório foi construído durante a Segunda República, quando o papado fugiu para Avignon, na França. A fachada foi desenhada por Michelangelo, mas foi construído posteriormente por Giácomo della Porta.



O palazzo foi o centro político de Roma, nos séculos 16 e 17. A fonte que liga as escadarias possuem estátuas que representam o Nilo e a Esfinge.



O Palazzo Conservatori e o Palazzo Nuvo, em frente, contém o acervo do Musei Capitolini. Michelangelo construiu um balcão em cada prédio, com as estátuas se olhando, uma frente a outra.



A Piazza Campidoglio possui uma linda vista de Roma, com seus prédios em tons de laranja.

           

Sugiro visitar a piazza algumas horas antes do por do sol, pois o lugar adquire tons dourados do sol que está se pondo.

         

Os vasos com água são o local favorito dos pássaros da região. A Piazza é linda e um dos lugares mais agradáveis de Roma

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário