terça-feira, 5 de julho de 2016

Centro histórico de Montepulciano, cenário do filme Lua Nova



 Pozzo dei Griffi e dei Leoni







O centro histórico de Montepulciano é tão lindo que substituiu Volterra como cenário do filme adolescente de vampiros,  Lua Nova.

Palazzo Comunale
A Piazza Grande é o centro da vida de Montepulciano. O Palazzo Comunale é muito parecido com o Palazzo della Signoria, em Florença. Ambos foram construídos sob o domínio Cósimo I, durante o reinado dos Médici. O palazzo é a sede da prefeitura de Montepulciano. Nos dias que a prefeitura não abre, como domingos e feriados, é possível subir no terraço por 4 euros. Acima, o Pozzo dei Griffi e dei Leoni é uma obra renascentista do arquiteto Antonio da Sangallo. Os leões e a flor de liz são o símbolo do Grão Ducado da família Médici, de Florença.



Outro palazzo da piazza é o belo Nobili-Tarugi, com suas meia-colunas jônicas.



O Palazzo del Capitano del Popolo abriga uma pretensa obra não confirmada do pintor Caravaggio, chamada Un Caravaggio a Montepulciano.



A piazza tem ainda o Duomo de Montepulciano, chamado Catedralle de Santa Maria Assunta, com sua fachada românica que foi construída de 1592 a 1630.



O escritório do vinho Nobile de Montepulciano, o principal produto da região, possui um centro de informações na praça onde você poderá se interar sobre visitas em vinícolas.



A principal cafeteria da cidade se chama Poliziano, uma homenagem ao poeta, dramaturgo e escritor florentino que deram voz ao latim, durante o Renascimento.



Perca-se pelas ruas medievais de Montepulciano e desfrute de um comércio bem pitoresco da região. Isso é um pouquinho dessa cidadezinha  charmosa, a última do nosso giro pela Toscana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário