sexta-feira, 22 de julho de 2016

Conheça cinco igrejas católicas no Fórum Romano



1 - Basílica de Maxêncio

A Basílica de Maxêncio foi uma das últimas construídas dentro do Fórum Romano. A igreja foi iniciada pelo próprio imperador Maxêncio e concluída pelo imperador Constantino, após derrotar seu rival em uma batalha e se tornar imperador de Roma.



Suas três abóbadas foram construídas em cimento queimado, uma novidade para a época. Suas paredes possuem nichos internos onde haviam estátuas adornado as abóbadas. Já a abside da igreja teria inspirado o pintor italiano Michelangelo a criar o domo da Basílica São Pedro.



A basílica de Maxêncio foi destinada nos seus primeiros anos a atividades comerciais e administrativas.



2 - Basílica de Santa Francesca Romana

Santa Francesca Romana, outra das basílicas no Fórum Romano, foi construída no século IX e sua arquitetura é estilo românico, e uma das últimas em Roma.

 

A igreja possui em seu interior uma Maestá e seu teto é todo decorado em dourado.







O confessionário foi projetado pelo arquiteto e escultor mais amado do barroco, o italiano Gian Lorenzo Bernini.






3 - Igreja de São Cosme e Damião

Outra igreja no Fórum Romano é a igreja de São Cosme e Damião preserva nos fundos as portas de bronze do século 4, que eram do Templo di Rômulo.







A igreja foi consagrada no século 6 em honra aos gêmeos árabes que eram médicos. a atual facha foi construída no século 16. Possui um altar-mor de estilo barroco e um teto decorado com o triunfo dos gêmeos.



 3 - Igreja de San Lorenzo in Miranda

Na Idade Média foi construída uma igreja pelo papado chamada San Lorenzo in Miranda (século 7).



O altar da igreja possui um afresco do artista italiano Pietro de Cortona. Na frente da igreja estão as colunas do antigo templo de Antonio e Faustina.

         

4 - Curia Júlia 

Abaixo, a igreja com três janelas é a Curia Júlia foi a sede do Senado Romano e construída em substituição a Cúria Cornélia por Júlio César. A Cúria Júlia, tem seu nome em homenagem a gente Julia, que seria a descendência de Júlio César. Com o assassinato de César, as obras da cúria foram paralisadas por muito anos, até ser concluída por Otávio Augustus, primeiro imperador de Roma e sobrinho de Júlio César.

 


5 - Igreja Santi Luca i Martina 

Essa bela igreja se chama Santi Luca i Martina e começou a ser construída no século 7. Passou por sucessivas reformas e, finalmente, no século 17 o arquiteto Pietro de Cortona, assumiu as obras finais da igreja.A base da igreja é na forma de cruz grega e com o tempo foi construída uma bela cúpula. A igreja de Santi Luca i Martina fica ao lado da Cúria Júlia.
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário