sábado, 23 de julho de 2016

Conheça os templos do Fórum Romano



São tantos os templos no Fórum Romano que é difícil saber qual olhar. Alguns são apenas ruínas do que havia em Roma, mesmo assim são grandiosos.




O Templo de Saturno foi erguido para o culto ao Deus Saturno, no ano de 42 a.C., ainda durante a República. No mês de Dezembro, os romanos comemoravam as Saturnálias, um festival onde durante uma semana tudo fechava em comemoração a Saturno. Durante as festas, escravos confraternizavam com seus senhores.



Saturno seria o deus grego Chronos, filho do Céu e da Terra. Segundo os romanos, Saturno teria assassinado seu pai e foi expulso pelo filho Júpiter (o Zeus grego) do céu. Saturno teria se refugiado no Lácio, dando origem a Roma. Glorificavam o dia de sábado ao deus Saturno.



O Templo de Castor e Polux foi construído em agradecimento a vitória na Batalha do Lacus Regillus, vencida sobre os latinos. Castor e Pólux eram os gêmeos da constelação de Gemini, filhos de Júpiter (Zeus) e Leda e irmãos de Helena de Tróia.



O Templo de Vespasiano e Tito foi construído para homenagear a dinastia Flaviana, da qual pertenciam.





O templo foi erguido pelo imperador Domiciano, filho e irmão dos deificados.






O templo de Rômulo foi construído em homenagem ao fundador de Roma.







Já o Templo di Cesare foi uma homenagem a deificação de Júlio César, que nem chegou a ser imperador, mas foi o grande promotor do Império Romano.



Realmente são muitos templos para um só lugar. São tantos os monumentos desse sítio arqueológico, que as  informações se atropelam. Os templos do Fórum Romano, pode ser melhor visualizados do Monte Capitolino.



O preço do ingresso para visitar os templos dentro do Fórum Romano é de ¢ 12,00 e dá direito também ao acesso ao Coliseu e Monte Palatino. Para ingressos no site oficial em português, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário