sábado, 9 de julho de 2016

15 filmes e séries para conhecer a Toscana



Lindas paisagens sempre atraem roteiros. Nada melhor que conhecer a Toscana através das paisagens que servem como cenários de filmes. A Toscana sempre foi muito procurada por encantar com suas locações incríveis que a região proporciona.



A Toscana sempre é um personagem extra que garante o sucesso do filme. Aqui vão 15 dicas para vocês.

1 -  Beleza Roubada, de Bernardo Bertolucci (1996)



Locações em Florença, Siena, Arezzo, Monteriggioni e Gaiole in Chianti



Conta a históriade uma jovem americana cuja mãe comete suicídio. Ela, então, parte para a Toscana, em busca em um ex-namorado e do seu pai desconhecido. Com Liv Tyler, Jeromy Irons e Jean Marais.



2 - Hannibal, Ridley Scott (2001)



Locações em Florença.



Para conhecer Florença existem alguns filmes muito bons. Começo por Hannibal, o segundo filme com Anthony Hopkins como o temido Dr. Lecter. Muitas cenas são gravadas na Piazza dei Signori,   inclusive a cena que é o ápice entre o Hannibal Lecter e o comissário interpretado por Giancarlo Gianinni.




Hannibal Lecter coloca uma carta para Clarice Starling na Galleria degli Ufizzi, com a Piazza dei Signori ao fundo. Giancarlo Gianinni vigilante e sempre no encalço do Dr. Lecter em cenas rodadas nos arcos dos prédios históricos da Piazza della República e a beira do Rio Arno, com a Ponte Vecchia ao fundo.







Cenas rodadas no Porcellino e na Capella Pazzi, na igreja de Santa Croce.






3 - O Paciente Inglês, de Anthony Minguella (1996)



Locações em Siena, Pisa e Lucca



O filme é contado em dois momentos por um personagem que principal, interpretado pelo britânico Ralph Fines. Ele conta seu caso de amor com uma mulher casada, papel de Kristin Scott Thomas. Essa parte tem locações no Egito.



A ouvinte da fase na Toscana é a francesa Juliette Binoche, que interpreta uma enfermeira na Segunda Guerra Mundial, durante os bombardeios na região. O elenco conta ainda com Williem Dafoe e Colin Firth. Oscar de Melhor Filme.



4 - Sob o Sol da Toscana (2003)



Locações em Arezzo, Cortona e Montepulciano, no Val d'Orcia.



Esse é um roteiro açucarado, mas com locações lindíssimas.  Diane Lane é uma mulher recém-divorciada, que é convencida pelas amigas a passar férias na Toscana. A personagem gosta tanto do lugar que acaba comprando um casarão velho.



5 - Muito Barulho por Nada, de Kenneth Branagah (1993)



Locações em Panzano in Chianti e Greve in Chianti. Baseada na peça de Shakespeare, Muito Barulho por Nada é deliciosa e tem ótimos atores, como o próprio diretor, Denzel Washington, Emma Thompson, Michael Keaton e Keanu Reeves, 



6 - Amici Miei I e II, de Mário Monicelli (1975 e 1982)



Locações em Florença e Pisa.



Meu filme italiano de comédia favorito, são os clássicos Amigo Meu e Quinteto Irreverente, foram criados pelo diretor Pietro Germi, mas foram dirigidos pelo fantástico Mário Monicelli (O Incrível Exército Brancaleone, As Duas Vidas de Matias Pascal, Os Companheiros, Parente é Serpente, a Grande Guerra e mais uma infinidade de filmes do comediante tresloucado Totó).



São cinco amigos que passam a vida aprontando "zingaradas", como eles nomeiam as peças de mau gosto que pregam nos outros. O filme é uma das melhores comédias de todos os tempos. O elenco conta com os ótimos Phillipe Noiret, Ugo Tognazzi e Adolfo Celli.



7 - Vagas Estrelas da Ursa, de Luchino Visconti (1965)



Locações: Volterra

Um belo filme de um dos meus diretores favoritos, Luchino Visconti, é uma releitura do mito grego de Electra e Orestes. Com a maravilhosa Claudia Cardinale.



8 - Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami (2010)



Locações em Arezzo. O magnifico diretor iraniano Abbas Kiarostami, que infelizmente faleceu essa semana, dirige a francesa Juliette Binoche. Um casal, ele escritor e ela colecionadora de arte, discutem o conceito de original e cópia e através da discussão vão se aproximando. Estão no elenco, além de Juliette, Willian Schimmel e Jean Claude Carrieré.



9 - Chá com Mussolini, de Franco Zefirelli (1999)



Locações em Florença e San Gimignano. Mulheres estrangeiras se encontram na hora do chá, em Florença, durante o período do fascismo. O filme tem no elenco Cher, Maggie Smith, Judy Dench e Lily Tomlin.



10 - Cartas para Julieta, de Brad Mirman (2005)



Outro filme açucarado, mas que se tornou obrigatório para quem quer conhecer a Toscana, principalmente o Val d'Órcia. O charme do filme fica por conta de atores mais que veteranos. A maravilhosa Vanessa Redgrave (Blow Up, Depois Daquele Beijo) é uma das maiores atrizes de todos os tempos, e o eternamente Django,o italiano Franco Nero, um dos atores mais bonitos de todo a história do Cinema. Um curiosidade:os atores são casados, desde 2006. Tiveram um filho nos anos 60 e se reencontraram décadas depois.



Locações em Val d'Órcia, na Toscana e Verona.



11 - A Vida é Bela, de Roberto Benigni (1997)



Locações em Arezzo.A Vida é Bela fez um grande sucesso, uma comédia com drama de Roberto Benigni, o roteiro conta a história de uma família judia que se separa durante o Holocausto. O pai e filho são levados para Auschwitz.



12 - Lua Nova,  (2010)



Locações em Montepulciano. A saga vampiresca e adolescente seria em Volterra, mas as cenas principais foram no centro histórico de Montepulciano.



13 - Inferno, de Ron Howard  (2016)

E tem dica de filme que nem estreou. Inferno, o terceiro thriller baseado nos livros de Dan Brown, tem locações em Florença e Veneza. O roteiro se baseia no livro A Divina Comédia, do escritor medieval florentino Dante Aliguieri. O papel principal é de Tom Hawks.

Locações em Florença e Veneza



14 - Hannibal, a série (2015)





Locações em Florença.



A terceira temporada se passa, pelo menos metade dos capítulos, em Florença. As cenas pela cidade são lindas. No elenco Mads Mikkelsen, Gillian Anderson, Lawrence Fishburne e Hugh Dancy. No Brasil a série passa no AXN Brasil.






15 - Da Vinci Demons  (2015)



Locações em Florença, Pisa e Gênova.



Série de aventura cujo personagem principal é um jovem Leonardo da Vinci, mais cientista que pintor. A série é interessante pois retrata todos os personagens da época. Da Vinci mora em Florença e é um aprendiz do mestre Verocchio. Os mecenas da época são a família Médici. Lorenzo de Médici é o banqueiro que domina Florença, no apogeu da Renascença, mas o grande inimigo de Da Vinci e dos Médici é o papa, em Roma. A série é interessante, apesar de extremamente fantasiosa. A série é exibida pela FOX.


Bom, aqui estão as minhas dicas. Então, nada como uma sessão pipoca. Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário