sexta-feira, 15 de julho de 2016

Mais dos Fóruns Imperiais de Roma, o Mercado e o Fórum Trajano




Em comemoração a conquista da Dácia (Romênia) , 107 a.C. o Imperador Trajano iniciou a construção de um fórum.





Duas grandes bibliotecas foram contempladas na nova construção. A Coluna de Trajano estava no meio das bibliotecas. Com 30 metros de altura, a coluna possui relevos que contam relatos sobre a campanha vencedora.



Construídos atrás do fórum na época, estão os Mercados Trajanos, que foram criados por Apolludorus de Damasco. Ali eram o shopping center do período romano.



Nos mercados eram vendidos os mais procurados produtos da época, como sedas, frutas, flores, peixes es especiarias orientais.



No período áureo, 150 lojas vendiam seus produtos.



Os mercados possuíam vários níveis.





As lojas térreas vendiam os produtos perecíveis e no saguão principal era distribuído por políticos uma ração de milho, como forma de apadrinhamento.



O Fórum Imperial foi construído por Júlio César devido ao grande crescimento da cidade. O conquistador  romano empregou o dinheiro ganho que ganhou com a ocupação da Gália (França), para a demolição das casas do local.



A grande atração do Fórum di Cesare era o templo dedicado a Vênus, a Mãe, pois ele acreditava ser descendente da deusa. A vista para o Mercado Trajano e Fórum é gratuita e fica no mesmo complexo que o Fórum Romano e Coliseu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário