quarta-feira, 6 de julho de 2016

Mangia che te fa bene na Osteria Acquacheta, uma reverência à gula







A Osteria Acquacheta é uma das mais famosas de Montepulciano, na Toscana, e funciona principalmente na  propaganda boca a boca digital.

          

Local sem luxo nenhum, pequeno, com mesas coletivas onde os pares tem que sentar um de frente para o outro, toalhas de papel pardo, fazem o charme desse pequeno lugar. Além, é claro, da sua deliciosa comida.



Com atendimento muito familiar, a carne é cortada com muita competência pelo dono da Osteria Acquacheta. Esse é o prato mais pedido, a deliciosa Bisteca alla Fiorentina.

          

          A carne é cortada na nossa frente, e é possível acompanhar tudo. Enquanto a carne é preparada, é servida a entrada e o primeiro prato. Todos são escolhidos separadamente. Entre as opções mais populares para a entrada estão pedaços de queijo pecorino com pera (¢ 6,00), salada de radicchio ao alho e óleo (¢ 3,50) ou salsichas toscanas fritas no óleo (¢ 5).

          

O vinho pode e sugiro optar pelo vinho da casa, muito mais barato e um autêntico Nóbile de Montepulciano, feito das uvas Prugnolo Gentile (70%), Canaiolo Nero (20%) e outas (10%).



De primeiro prato as opções são Gnocchi al pesto de manjericão (¢ 8,00), Batatas al pomodoro (¢ 6,50), tagliatelle alla putanesca (¢ 8,00) e picci com salciccha i tartufo in crema ou picci com ragu (¢ 8,00).








Mamma mia, é muito bom. Para quem não conhece o picci, é essa massa muito popular na Toscana e Ligúria.

           

E, enfim, nossa bisteca ficou pronta. Outro prato principal muito solicitado é o ossobuco.

          

E assim você vai comendo muito, se lambuzando com os pratos, falando com quem está ao seu lado, não importa a língua. Tudo bem italiano.

          

E de sobremesa, a tradicional Santucci com Vin Santo, que é um biscoito de amêndoas com vinho licoroso.



A carne é cobrada por peso. E a conta é feita na sua frente. acrescente o preço da massa, da entrada, do vinho, da água. Mesmo assim é uma excelente refeição. Uma das melhores que fizemos na Itália, em com um bom custo x benefício. A osteria costuma ficar cheia, pois são poucos lugares. É necessário fazer reserva, e mesmo assim, a fila na porta é imensa. Demos sorte pois estávamos passando e a osteria estava abrindo às 19 horas.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário