terça-feira, 26 de julho de 2016

O belíssimo Musei Capitolini e suas Esculturas



Os Museus Capitolinos são uma excelente surpresa, já que se fala muito do Museu Vaticano ou da Galeria Borguese. As obras são interessantes e ele é bem mais vazio que outros museus de Roma. O acervo do Capitolino foi doado pelo para Sisto IV, em 1471. Os museus possuem riquíssimas esculturas, sarcófagos, pinturas, moedas, jóias, móveis de época e mosaicos.



 No Palazzo Nuovo as principais obras são: a Morte de um Galatá, Discóbolo, Alexandre Severo, o Caçador e Salão dos Filósofos e Mosaico dos Pombos.



O Palazzo dei Conservatori é o ponto alto dos Museus Capitolinos. As esculturas são belíssimas. A estátua equestre do Imperador Marco Aurélio, toda em bronze, é a que foi feita para a Piazza Campidoglio. A estátua mede 4,24 metro e foi retirada da Piazza del Campidoglio em 1981 e exposta no museu.



O Espinário é um escultura muito graciosa do século 1 e está localizada na sala dei Trionfi (6) e a Loba Capitolina que retrata os gêmeos Remo e Rômulo, fundadores de Roma, são outras duas obras de grande importância. Há divergências se a loba capitolina seria do período etrusco ou medieval.



A bela Medusa é uma das lindas esculturas em Roma do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini (sala 8 - Salle delle Oche), onde retrata o mito grego, baseado em um poema de Ovídio.



Os restos de uma estátua colossal do Imperador Constantino, toda feita em bronze chamam a atenção no museu.



Acima, a bela Vênus Esquilina.




Essa escultura do imperador Comodus, filho do imperador Marco Aurélio, mostra sua megalomania  ao ser retratado vestido de Hércules, com a pele de um leão na cabeça.



O Museu possui muitas salas impressionantes com diversos artigos do período romano, como o sarcófago acima.



Salas repletas de bustos de imperadores, filósofos e mortais estão nas diversas salas do museu.



                      

Outra grande obra é a de um leão mordendo um cavalo.



Os Museus Capitolinos ficam abertos das 8h30 às 19h30.

                      

No térreo existem réplicas da estátua colossal do Imperador Constantino.



O valor do ingresso é 16 euros por pessoa, para visitação em ambos os palácios. Para adquirir seu ingresso on line, clique aqui. O Musei Capitolino vale muito a visita. Foi uma grata surpresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário