quinta-feira, 21 de julho de 2016

O Fórum Romano e Via Sacra, o centro da vida de Roma



O centro da vida em Roma , durante a República e o Império, era o Fórum Romano. Local onde se agitavam os senadores em suas intensas vidas políticas. Roma foi célebre em por seus discursos políticos e nas figuras imponentes imperadores (alguns amalucados) e dos corajosos generais do exército romano.



O Fórum Romano também foi o grande palco dos seus filósofos, intelectuais, escritores e poetas, como Sêneca, Virgílio, Ovídio, Plutarco, Cícero, Plínio, Catulo e  Petrônio, entre eles.



Grandiosa por muitas eras, o Fórum Romano era um local caótico durante a República, um misto de templos pagãos, mercados e prostíbulos, tudo junto e ao lado do Senado da República (qualquer coincidência com o planalto central brasileiro, é uma mera coincidência).



No ano 2 a.C. as barracas de comida e mercados foram tiradas da região e cortes de justiça e centro comerciais foram ali implantados.



Durante toda sua existência, o Fórum Romano sempre foi o centro de cerimônias e glorificação a deuses pagãos.



Haviam festas para todos os dias, semanas e meses do ano. Eram as populares saturnálias, lupercalias, parentálias, vestálias e dezenas mais. Após a República, os imperadores que se sucederam mandavam  construir mais e mai templos e monumentos.




A via mais famosa de Roma Antiga cruzava o Fórum Romano e passava por todos os monumentos e templos que havia no local, a Via Sacra.



A Via Sacra saía do Monte Capitolino, onde ficava o Capitólio (os atuais Museus Capitolinos) e ia até o Coliseu, passando por todos os templos, locais de devoção, senado.



A Via Sacra era sempre o local onde dava-se o desfile triunfal do exército romano quando entrava na cidade, após grandes batalhas.


A Via Sacra já foi toda coberta, e no reinado de Nero foi ladeada por colunatas.



Séculos e séculos se passaram, e algumas poucas ruínas sobreviveram ao tempo. Mesmo assim é impressionante. Em dias de chuva o local fica um pouco íngreme e com lama. Vá preparado. No verão o sol é muito forte. Passe protetor pois não há onde abrigar-se. Lembre-se, você está em um sitio arqueológico.



Entrada: 12 euros (combinado com o Coliseu e Palatino).





mapa do forum romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário