terça-feira, 23 de agosto de 2016

A Piazza del Popolo e suas atrações



A Piazza del Popolo é outra das três grandiosas praças de Roma, junto com a Piazza Navona e a Piazza di Spagna.



Muito ampla, a praça possui um lindo obelisco no centro. Esse é um dos 22 obeliscos que foram trazidos do Egito, durante a Roma Antiga, e até hoje enfeitam as praças romanas.



O obelisco, que possui 36 metros de altura, foi transferido do Circo Máximo para a Piazza del Popolo. É chamado de obelisco Flamínio.



A Piazza del Popolo possui duas igrejas praticamente idênticas.



As igrejas gêmeas se chamam Santa Maria di Montesanto e Santa Maria dei Miracoli e são separadas pela famosa Via del Corso.

         


       

Duas fontes barrocas estão nas extremidades da praça.



Uma das fontes é uma homenagem ao deus Netuno.



Na outra extremidade está a Fontanna del Dea di Roma, aos pés do Monte Pincio, que leva o nome de uma família da Roma Antiga que vivia nessa região. O monte é parte dos jardins da Vila Borghese.





Outra atração da praça é a Porta Flamínia, também conhecida como Porta del Popolo. Na entrada da porta, o arquiteto Gian Lorenzo Bernini gravou uma mensagem para a chegada a Roma da Rainha Cristina da Suécia.





Mas o verdadeiro tesouro dessa praça é a Chiesa de Santa Maria del Popolo.




Vendo essa fachada tão simples parece impossível acreditar que essa igreja tenha um interior belíssimo, com obras de arte de Caravaggio, Bernini, Pinturicchio, Sansovino e Rafael. A igreja de Santa Maria del Popolo é uma igreja renascentista que foi encomendada pelo papa Sisto IV, da família Della Rovere, no ano de 1472.

        

A bela Capela Chigi é uma das mais importantes da igreja. Foi criada pelo pintor Rafaello Sanzio, em 1513, sob encomenda do banqueiro Chigi. O espaço é um projeto de Rafael que mistura sacro e profano, com anjos, pirâmides e um teto com figuras dos signos do zodíacos com Deus. Infelizmente Rafael faleceu antes de concluir a capela, que foi finalizada pelo arquiteto e escultor Gian Lorenzo Bernini.

 

A linda escultura de Habbacuck e o Anjo, de Bernini é mostrada no filme Anjos e Demônios, baseada no livro de Dan Brown.



Como tudo que Bernini fez, as esculturas são lindas. Abaixo, outra obra dele é Daniel.



As outras duas esculturas são de Lorenzetto, entre elas, Elias (foto abaixo).



O altar da Capela Chigi possui um afresco do pintor italiano Sebastiano del Piombo, chamado O Nascimento da Virgem. Para completar a belíssima capela, afrescos de Francesco Salviati retratam A Criação e o Pecado Original.





Os túmulos da família Chigi estão nesse capela. A cúpula é de Rafael.



O incrível pintor Caravaggio possui dois afrescos na Capela Cerasi. Um é a Crucificação de São Pedro, na foto abaixo.



Essa obra é tão impressionante que coloco imagens públicas para que você tenham uma noção melhor da obra desse incrível pintor, com uma iluminação perfeita. Não é a toa que, Caravaggio é considerado o Pai da Fotografia.


                                     Caravaggio (domínio público)

O segundo é a Conversação de São Paulo, mais conhecido como Conversação no Caminho para Damasco.



Caravaggio (domínio público )











A capela também possui uma obra de Aniballe Carracci chamada Assunção da Virgem (foto abaixo).



Muitas outras obras lindas estão na Santa Maria del Popolo. A Capela Della Rovere possui no altar a Adoração do Menino Jesus, de Pinturricchio.



No coro estão as obras de Andrea Sansovino. Abaixo, a Capela Cybo.



Horários: A igreja fica aberta de segunda a sábado, de das 7h30 as 12hs e das 16 as 19hs. Aos domingos, das 7h30 as 13h30 e das 16h30 as 19h30.



Entrada gratuita.
Endereço: Piazza Santa Maria del Popolo, 12
Metrô: Flamínio



Nenhum comentário:

Postar um comentário