domingo, 21 de agosto de 2016

Santa Maria in Trastevere, a Roma que parece interior



Um dos bairros mais pitorescos de Roma é o Trastevere. Aqui, a impressão é que estamos em uma cidadezinha do interior da Itália. A Igreja de Santa Maria in Trastevere foi a primeira igreja cristã em Roma, fundada ainda no período da Roma pagã, no século III.



Os lindos mosaicos da fachada são dos séculos XII e XIII e permanece intocado desde sua fundação na Idade Média.



Uma imagem de Nossa Senhora, datada do século VII, chamada Madonna in Clemenza é um ícone da cidade, pois retrata a virgem como uma imperatriz bizantina.



No verão a praça fica lotada ao redor da fonte, local preferido para o encontro entre romanos e turistas, como quaquer  cidadezinha medieval do interior do país.



A Piazza de Santa Maria do Trastevere é um lugar delicioso para tomar um Sprtitz Aperol, a bebida preferida dos romanos.



São vários restaurantes ao redor da piazza, que na primavera e verão ficam lotados à noite.



Outros lugares adoráveis para completar o passeio no bairro do Trastevere são a Igreja de Santa Cecília do Trastevere, igreja San Francesco a Trastevere, que possui uma belíssima estátua de Gian Lorenzo Bernini, o escultor favorito do Barroco, chamada Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, o Palazzo Corsini e a Galleria Nazionale d'Arte Antica e a Villa Farnesina.

           

Mas perder-se pelas ruas bucólicas do Trastevere já é uma delícia, ideal após uma ida a Piazza San Pietro e aos Museus o Vaticano, passear no bairro para relaxar. Nem que seja para descansar, olhando o movimento das pessoas na praça.

        

Woody Allen filmou nas ruas do Trastevere o filme Para Roma com Amor. Um belo passeio, em uma Roma diferente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário