sexta-feira, 2 de setembro de 2016

50 filmes e uma série para conhecer Roma III



Terceiro e último post dos 50 filmes e um série para curtir Roma.

36 - Satyricon de Fellini (1969)

Mais um filmaço do mestre Fellini, retratando em tons surrealistas e psicodélicos a sociedade romana, na época da Roma Antiga. São várias histórias, todas recheadas de temas fortes como pedofilia, homossexualidade, bacanais e antropofagia, mas com aquele toque felliniano.



37 - Comer, Rezar, Amar

Filme meio sem graça mas de enorme sucesso, onde Julia Roberts é Elizabeth Gilbert, uma novaiorquina que se separa do marido e resolve tirar um ano sabático, viajando pelo mundo. Sua primeira parada é em Roma, onde sua carência é substituída pela comida.



Logo começa a fazer vários amigos, cujo maior prazer é se reunir em torno de uma boa mesa e dar vazão a sua sede gastronômica. A viagem ainda pela Índia, com sua busca espiritual e termina em Bali, onde encontra um novo amor. Locações na Pantheon, Via Condotti, Gelateria di San CrispinoPiazza di Spagna, Mausoléu di Augusto, Campo dei Fiori, Scuola Leonardo da Vinci, Palazzo Ruspoli, Via de Portoghesi, Isola Tiberina, Gueto Judeu  e Ristorante Da Pancrazio.



38 e 39 - Ben Hur, de William Willer (1959) e Timur Bekmambetov (2016)



Ben-Hur é a historia de um rico mercador judeu, contemporâneo de Jesus Cristo, que após ser acusado injustamente por seu irmão Mesalla, um general das legiões romanas, ele vira escravo.



São duas versões do filme, uma de 1959 onde se destaca Charlton Heston, ganhador de 11 Oscar. Já no Ben Hur atual, que chegou no mês de agosto no Brasil a principal atração é Rodrigo Santoro, como Jesus Cristo.



40 - Mio Figlio Nerone, de Steno (1956)

Um filme divertidíssimo dirigido pelo grande Steno, com o incrível Aberto Sordi no papel de Nerone, um imperador mimado, devasso e que morre de medo da mãe Agripina, interpretada pela atriz americana do cinema mudo Gloria Swason.



 A mãe é amante do conselheiro Seneca (Vittoria de Sica),, e ambos tentam dar um jeito em Nero, que passa a vida entre amigos preguiçosos e sua namorada Popea, interpretado por uma jovem Brigitte Bardot.



41 -Spectre, de Sam Mendes (2015)


Resultado de imagem para spectre br

O último filme de James Bond tem locações em Roma. A principal cena de perseguição se passa na Via della Conciliazione, a via que liga Roma ao Vaticano e a beira do rio Tibre, Castelo Sant'Angelo, Trastevere. Porta Angélica e as colunatas de Bernini.


Além de Daniel Craig, o filme trás como bondgirl Monica Belucci, e Lea Seydoux, Cristopher Waltz é o vilão da Spectre.

42 - Julius Cesar, de Joseph Mankiewics (1953)



Filme épico de 1953, com Marlon Brando, como Marco Antonio, Débora Kerr, James Mason e John Gilgued. Julio Cesar é assassinado pelos senadores, e sua morte nos braços do amigo Marco Antonio. Brutus começa a defesa do ato junto ao povo romano, que logo é revertido por um discurso emocionado de Marco Antonio. Baseado na peça de Willian Shakespeare.



44 - Calígula, de Tinto Bras (1979)



Calígula foi o primeiro filme com grandes atores de cinema em cenas de sexo explicito. E atores do nível de Malcolm McDowell, Helen Mirren, John Guielged e Peter O'Toole.



Conta a história de Calígula, imperador tirano que dominou por quatro anos o império romano. O filme tem a pretensão de copiar o estilo do cineasta Pier Paolo Pasolini, mas foi classificado como pornográfico e escatológico pela imprensa e púbico na época.


45 - Concorrência Desleal, de Ettore Scola (2001)



Filme interessante de Scola em que onde dois comerciantes vizinhos, durante o governo fascista na Itália ,começam a brigar porque a clientela do alfaiate católico Umberto começa a decair com a instalação em frente de uma loja popular, comandada por seu vizinho judeu, Leone.



Após uma discussão entre eles, Umberto começa a usar palavras pejorativas contra Leone por ser judeu. Um policial fascista presencia o bate-boca e Leone começa a ser perseguido, perde sua loja e sua dignidade. Sua vida começa a desandar. Umberto arrependido, começa a ajudar o amigo contra a perseguição fascista. Com Gerard Depardieu, Sergio Castellito e Digo Abantatuono.


46 - Polícia e Ladrões, de Steno e Monicelli (1951)



Filme italiano com o comediante Totó e Aldo Fabrizzi, sobre um pequeno vigarista que diz ter encontrado uma moeda valiosa no Fórum Romano e engana um turista. Um policial passa a persegui-lo até que as famílias de ambos ficam amigas. Risadas garantidas.




47 -  A Queda do Império Romano, de Anthony Mann (1964)

O imperador romano Marco Aurélio quer a pacificação das fronteiras com os povos dominados, mas é envenenados por seu filho Commodus, que assume o trono e leva Roma ao caos político administrativo ocasionando a derrocada do império.

Resultado de imagem para a queda do império romano filme br


Filme com Stephen Boyd como o general romano Lucius Livio, Sophia loren é Lucila, filha de do imperador Marco Aurélio, interpretado por Alec Guiness, James Mason como Timonides, e Christopher Plummer, como Comodus, e Omar Shariff como Soamo.



48 - Decameron, de Pier Paolo Pasolini (1971)



Um dos melhores filmes de Pasolini é Decameron, baseado na obra de Giovanni Bocaccio, uma antologia de 100 contos que rompeu a moral medieval da época e passou a literatura italiana a sua fase realista.



Pasolini conta nove histórias, algumas engraçadas e pitorescas, onde ele próprio Pasolini interpreta Michelangelo pintando a Capela Sistina. Também está presente no elenco Silvana Magnano como a Virgem Maria.




50 - Quo Vadis, de Mervyn leRoy (1951)



O general romano Marcus Vinicius retorna triunfante a Roma e reivindica a filha adotiva de um general romano, Ligia, que é uma escrava católica.



Repudiado por Lígia, Marcus Vinicius pede a escrava para o imperador Nero, que já estava no ápice de suas bizarrices.



Nero começa a perseguir os católico e coloca fogo em Roma. A família de ligia começa a ser perseguida e o imperador manda joga-os aos leões. Quo Vadis tem como protagonistas Robert Taylor, Deborah Kerr e Peter Ustinov.




50 - Um Quarto em Roma, de Juio Meden (2010)

Duas jovens e belas mulheres se encontram em Roma e passam 12 horas juntas em um quarto de hotel, se vão se aproximando intimamente, até o momento da partida de ambas.  Uma vai para a Rússia e outra para a Espanha.



R O M A, a série



A maior série já feita para a  televisão foi Roma e foi uma das mais grandiosa já vistas. Roma conta a história do general romano Julio César, que no ano de 52 a.C. derrota seu inimigo galês Versingetorix. A grande vitória de Julio Cesar estremece a divisão de poder da República, onde as famílias patricias apoiam o cônsul de Roma, Pompeu e o povo apoia o gnera Júio Cesar. Apoiado pelo povo, Julio Cesar pretende transformar a República em um  Império. Mas o feito somente seria concretizado por seu sobrinho-neto e filho adotivo Otávio, que aparece já na primeira temporada como um jovem tímido.



Além dos grandes nomes e personagens como Julio César, Marco Antonio, Pompeu e Otávio, a série também mostra a vida de dois legionários, Lúcio Voreno e Tito Pulo, personagens do livro Comentário sobre as Guerras Gálicas, escrito pelo próprio Júlio César.



A série é impressionante e a constituição de época é primorosa. Com atores ingleses, a série foi rodada na Cinecittá em uma associação de três grandes redes de televisão: a HBO americana, a BBC inglesa e a RAI italiana. Uma série incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário