quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Catedral de Notre Dame, o maior monumento gótico da Europa



Se existe uma atração que é a cara de Paris é a Catedral de Notre Dame. Sua construção foi iniciada em 1163 pelo papa Alexandre III.



Foram 182 anos de muito trabalho para concluir a catedral, revezando inúmeros arquitetos, artesões e operários.  Considerada uma obra prima do gótico, a Catedral de Notre Dame foi construída sobre um templo do Período Romano. Sua conclusão foi em 1345.



A igreja possui 127 metros de comprimento, inúmeras colunas e uma infinidade de gárgulas, em francês são as chiméres. As chiméres eram construídas para afastar o mal.

 



Os três grandes portais, na face oeste, são a entrada principal de Notre Dame. Nela estão cenas bíblicas esculpidas na Idade Média e que representam a vida da Virgem, o Juízo Final e a vida de Sant'Ana.



No topo da catedral, uma agulha acrescenta mais  90 metros de altura a catedral.



As portas do século 13 mostram a morte da Virgem Maria e sua ascensão ao céu. Grandes vitrais em rosáceas enfeitam os lados norte, sul e oeste.



Acima dos portais da catedral, escuturas maravilhosas da virgem e dos apóstolos estão enfileiradas.



A catedral é conhecida como Notre Dame de Paris (Nossa Dama de Paris). Uma imagem da Virgem e do Menino foi trazida da Capela Saint Aignan, para a catedral e está no pilar sudoeste do transepto, na entrada do coro.



No interior da catedral, o pé direito é bem alto. Na torre norte são 387 degraus para chegar ao topo, bem próximo aos gárgulas, onde pode-se admirar Paris.



Acima da entrada principal, vê-se o coro. O interior da igreja é todo com abóbadas.







Na face norte, a rosácea sobre a entrada principal é do século XIII e mostra Maria cercada de personagens do Velho Testamento.

 

Belos lustres iluminam o interior da catedral destacando-se entre as colunas.












Os bancos são todos em madeira. No coro, os bancos são entalhados,  e foram encomendadas por Louis XIV. São 78 painéis cujos entalhes retratam a vida de Nossa Senhora.

 

A catedral possui um acervo de manuscritos, trajes religiosos de várias épocas e relicários, que são guardados na sacristia. Os principais relicários da catedral são, suposta coroa de espinhos e um pedaço da cruz de Cristo são expostas aos fiéis na Sexta Feira Santa. 



A catedral tem algumas obras de arte, como a pintura Os Maios, de Charles Le Brun. Louis XIII fez milhares de promessas para ter um filho, pois não tinha herdeiros. Em 1638, nasceu o futuro rei Louis XIV, o Rei Sol. Mas as promessas levaram 60 anos para serem cumpridas. Atrás do altar principal encontra-se a Pietá de Nicolas Coustou. Aliás, foi para guardar esses relicários que a catedral foi construída. 

 

 

Figuras históricas na Notre Dame:

Muitas figuras históricas viveram suas vidas próximos a Notre Dame. Em 1302 o rei Filipe IV, da dinastia Capeto, conhecido pela alcunha de O Belo, usou a igreja como parlamento fortalecendo o poder da realeza francesa. Joana D'Arc, defensora do país contra os invasores ingleses, teve um julgamento póstumo na Notre Dame, em 1455. Foi inocentada dos crimes de heresia, após ter sido queimada viva aos 24 anos de idade.



Henrique VI da Inglaterra reclamou seu direito a coroa francesa, como já havia sido feito por seu pai, Henrique V. Foi coroado em 1430 como Rei da França, na Notre Dame. Francisco II e Mary Stuart, criada na corte francesa e que viria a ser a rainha Maria da Escócia, se casaram em 1558 e foram coroados na catedral.

Margarida de Valois era filha e irmã de reis. Em agosto de 1572, durante o reinado do seu irmão Charles IX, casou-se com Henrique de Bourbon, o Rei de Navarra, que sendo protestante assistiu seu próprio casamento na porta de entrada da catedral, enquanto a noiva católica, ficou no altar.

 

Henrique de Navarra, o líder hunguenote, viveu o inferno no dia de seu casamento. Milhares de protestantes foram massacrados na Noite de São Bartolomeu, a mando do rei católico. Henrique de Bourbon tornou-se mais tarde Henrique IV, o primeiro da dinastia Bourbon a ser coroado Rei da França. Mas antes converteu-se ao catolicismo para governar os franceses. É sua a famosa frase "Paris bem vale uma missa".



Em 1804, aconteceu em Notre Dame a coroação de Napoleão Bonaparte como Napoleão I. Sua esposa Josefina virou imperatriz, mas cinco anos depois Napoleão I se divorciou. O escritor Victor Hugo imortaliza a Notre Dame com seu livro O Corcunda de Notre Dame, em 1831. Em 1944, Charles De Gaulle entra na Paris e assiste a missa Te Deum para celebrar a libertação da cidade.



O acesso é gratuito e feito pela entrada principal. Basta ficar na enorme fila que se forma todos os dias, em frente  a catedral. O Tours de Notre Dame é feito nas alturas da catedral. O preço por pessoa é ¢ 10,00. Estudantes menores de 26 anos não pagam. Ingressos, clique aqui. Quem tiver o Paris Museum Pass não paga o tour.


Nenhum comentário:

Postar um comentário